8 de Agosto de 2020 |
Última atualização :
Comentamos
Ativista negra se declara inocente e acusa justiça seletiva
15/10/2015
Jornalista lança em SP livro "Histórias Inspiradoras", entre elas a Afropress
Da Redação

S. Paulo – O jornalista Rosenildo Ferreira lança na próxima quarta-feira (21/10), na Livraria do Shopping JK Iguatemi, o livro “Histórias Inspiradoras”, que relata a trajetória de 20 iniciativas, entre as quais a Afropress que, segundo ele, são capazes de inspirar ao revelarem o que ele chama de "inconformismo transformador".

O livro é um desdobramento do Prêmio Empreendedor Sustentável. A festa de lançamento começa a partir das 18h com um talk show com a participação de Adriana Barbosa, criadora do Instituto Feira Preta, Bernardo Gradin, fundador do GranBio e Daniel Malusá, da 6P Propaganda e do Movimento Sem Abelhas, Sem alimentos. Das 19h às 21h50 haverá a noite de autógrafos e coquetel.

“Tanto o Prêmio Empreendedor Sustentável quanto o livro são produtos cde uma empresa nova, que está buscando seu lugar no mercado. Histórias Inspiradoras é uma produção da Bate Papo Livros em parceria com a Editora Universidade Zumbi dos Palmares", afirma Rosenildo, um dos mais importantes jornalistas especializado em sustentabilidade e negócios e que também atua como empreendedor social, à frente da startup 1 Papo Reto, plataforma dedicada ao debate da sustentabilidade.

Veja, na íntegra, a entrevista do autor:

Afropress - De que trata o livro "Histórias Inspiradoras" e como surgiu a ideia de lançá-lo?

Rosenildo Ferreira - O livro é um desdobramento do Prêmio Empreendedor Sustentável 2015, no qual contemplamos 20 iniciativas, entre as quais a Afropress, na figura de seu fundador, Dojival Vieira. Os nomes foram selecionados por um júri especializado, a partir da análise do trabalho de 50 empreendedores, do Brasil e do Exterior, retratados em uma série de perfis publicada no portal 1 Papo Reto (http://goo.gl/CjMAE7). A ideia inicial foi mostrar iniciativas inovadoras dos mais variados portes econômico e financeiro. Algumas têm alcance local, e outras, global. Mas o traço em comum entre as 50 personagens é o inconformismo transformador.

O Prêmio Empreendedor Sustentável será realizado anualmente: além da festa de premiação dos 20 empreendedores mais votados, teremos um livro com todas as histórias. Na edição 2016 a única mudança será o número de personagens. Em vez de 50 vamos enfocar a trajetória de 30 personagens.

Afropress - Em um momento de crise política e econômica, como vê o papel dessas experiências como forma de apontar e romper horizontes?

RF - A atitude empreendedora é vital para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Aliás, a evolução da humanidade é fruto da capacidade empreendedora nos mais variados campos do saber. E isso é mais importante ainda quando vivemos momentos desafiadores como o atual. Diferentemente do empreendedorismo por necessidade, que reputo da maior importância, acredito que o empreendedorismo sustentável deixa bases mais sólidas, pois parte de iniciativas que buscam saídas para problemas a partir de um olhar que vai além das necessidades básicas.

De fato, o Brasil está passando por problemas graves tanto no front político, quanto no econômico. E mais que encontrar culpados, o importante é buscar saídas com qualidade. Acredito que este seria o momento ideal para que as diversas esferas de governo promovessem (quer seja transformando em políticas públicas ou financiando sua replicação) as ideias testadas e aprovadas na prática. O livro Histórias Inspiradoras, aliás, possui a pretensão de servir como uma fonte de inspiração para aqueles que desejam ou necessitam empreender, nos mais variados níveis.

Afropress - Por que a Afropress é, na sua opinião, uma dessas experiências?

RF - Normalmente, neste tipo de levantamento sempre recorremos ao que está mais perto e que faz parte de nosso campo de estudo/interesse. É natural que assim seja. No entanto, quis desafiar a lógica do “clubinho” e dos “amigos dos amigos”. Daí a diversidade de personagens, áreas e locais de atuação. Para validar a qualidade do trabalho submeti os perfis a um júri formado por acadêmicos, empreendedores e profissionais que transitam pelos mais variados espaços da sociedade. O resultado, que se deu a partir da somatória das notas em três quesitos (relevância, alcance e relação custo-benefício-replicabilidade), confirma o valor da diversidade como base para a evolução da sociedade. Ou seja, ao não excluir iniciativas aparentemente simples, tampouco as de grande envergadura, garanti a possibilidade de que o júri tivesse um material melhor para trabalhar. Por isso, posso dizer, sem medo de errar, que todos os 20 vencedores, como é o caso da Afropress, como os demais 30 perfilados, foram escolhidos a partir da qualidade de seu trabalho. E isso pode ser comprovado pela diferença mínima de nota entre todos os 50 empreendedores.

Afropress - O livro será lançado quando em São Paulo e no resto do Brasil?

RF - O roteiro de lançamento começa por São Paulo, na quarta-feira, dia 21 de outubro, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi. Por se tratar da cidade sede de 1 Papo Reto e do fato de ser o primeiro evento do gênero, vamos fazer uma grande festa. Começamos às 18h com um talk show no qual vamos reunir Adriana Barbosa (criadora do Instituto Feira Preta), Bernardo Gradin (fundador da GranBio) e Daniel Malusá (da 6P Propaganda e do movimento Sem Abelhas, Sem Alimentos). Das 19h até as 21h50 teremos a noite de autógrafos e o coquetel.

Afinal, tanto o Prêmio Empreendedor Sustentável quanto o livro são produtos de uma empresa nova, que está buscando seu lugar no mercado. Histórias Inspiradoras é uma produção da BATE PAPO livros em parceria com a Editora Universidade Zumbi dos Palmares.

 


Artigos Relacionados
"Correndo Atrás", de Jefferson De, é sucesso no Festival de Cinema do Rio
Mantiqueira discute literatura e racismo neste final de semana na FLIMA 2018
Fotógrafo Luiz Moreira faz sua primeira individual em São Paulo
Tia Má solta a língua em show em S. Paulo
Twitter
Facebook
Todos os Direitos Reservados