25 de Abril de 2018 |
Última atualização :
Comentamos
Roda Viva: A questão racial no Brasil
01/12/2016
Dória escolhe Ivan Lima, do Conselho de Negros, para sub-prefeito de Pirituba
Da Redação

S. Paulo – O engenheiro Ivan Lima, presidente do Conselho da Comunidade Negra de S. Paulo, é o novo sub-prefeito de Pirituba, na gestão do novo prefeito da capital, João Dória Jr. Lima foi anunciado nesta quinta-feira pelo vice-prefeito Bruno Covas, que ocupará a Secretaria das Administrações Regionais.

Dória também escolheu dois outros negros para comandar sub-prefeituras da capital: Edson Marques será subprefeito de S. Miguel e Bêne Mascarenhas, da Vila Mariana. 

O novo sub-prefeito de Pirituba é dirigente da Tucanafro – a corrente de negros do PSDB – e, desde abril, deste ano ocupa a Presidência do Conselho para um mandato que vai até 2019. Ele foi mestre-salas por mais de duas décadas da Escola de Samba prova de Fogo, que atualmente integra o Grupo 1 da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp).

Pirituba é um distrito que está situado na Zona Noroeste da cidade de S. Paulo e o nome é o resultado da junção de duas palavras da Nação Indígena tupi – pi’ri (junco) e tyba (ajuntamento), traduzindo: ajuntamento de juncos.

O distrito, que tem uma população de 163.696 mil habitantes, com renda média de R$ 4.200,00 nasceu a partir de uma fazenda adquirida pelo coronel Anastácio de Freitas, que veio a ser adquirida pelo brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e pela Marquesa de Santos. Em 1.917, a fazenda foi comprada pela Companhia Armour, e a área destinada a criação de gado de corte foi dada a Cia. City, que urbanizou a região. Atualmente é um dos polos industriais da cidade.


Artigos Relacionados
Barbosa se filiará ao PSB e será candidato a Presidência este ano
Vereadora negra do Psol é morta a tiros no centro do Rio
Campos do Jordão discute “privilégio branco” em "Diálogos"
Saiu Luislinda Valois, a ministra que chegou e saiu sem ser notada
Twitter
Facebook
Todos os Direitos Reservados