21 de Setembro de 2018 |
Última atualização 17:33
Comentamos
Advogada negra é vítima de racismo por parte de juiza
17/04/2018
O enigma de 2018
Zulu Araújo

É arquiteto, ativista do Movimento Negro ex-presidente da Fundação Cultural Palmares

As pesquisas publicadas pelo Data Folha, este final de semana, trouxe uma grande surpresa. O desempenho eleitoral do Ex Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

Sem abrir a boca, sem fazer um único discurso, sem sequer confirmar sua candidatura a Presidente da República, não tendo nem mesmo o apoio, até o momento, do partido ao qual se filiou recentemente, o PSB, o Ex Ministro do Supremo chega a casa dos 10% de intenção de voto, igualando-se ou superando candidaturas postas há anos no cenário político, como as de Ciro Gomes e Marina Silva.

Seria esta "a novidade" que a população brasileira estaria buscando para superar suas frustações com o mundo da política? Seria ele o primeiro negro a ser Presidente da República, num país tão racista? Teria o Joaquim Barbosa as condições e o perfil para reconciliar a nossa sociedade numa quadra tão difícil da política brasileira, onde a intolerância, o ódio e o sectarismo tem predominado? .

A impressão que tenho é que ninguém, nem mesmo os mais experimentados políticos ou especialistas nos humores eleitorais da nação, saberia respondê-las no momento. Este é um enigma que precisa ser rapidamente decifrado para que possamos interpretar corretamente a vontade popular para o processo eleitoral de 2018.

Toca a zabumba que a terra é nossa!

 
 

 


"Este artigo reflete as opiniões do autor e não do veículo. A Afropress não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizada pelas informações, conceitos ou opiniões do (a) autor (a) ou por eventuais prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso da informações contidas no artigo."
Artigos Relacionados
Eu também sou mulher
A chuvarada do Marcos Romão
Semeadores de ventos
Vá em paz, meu amigo Romão!
Twitter
Facebook
Todos os Direitos Reservados