12 de Dezembro de 2018 |
Última atualização :
Comentamos
Manifestações em todo o país pelo Dia da Consciência Negra
12/11/2018
A colagem de Arya Haliba
Raquel Nascimento Gomes

É editora-coordenadora da Revista Escrita Pulsante

Imaginar é um filme mental em que experimentamos um universo pictórico que dá vida à nossas mentes. Para além de uma reflexão que compreende que vivemos em uma sociedade fundamentada pela circulação de imagens superficiais, parece-me que existe profunda relação da identidade humana às representações imagéticas que foram criadas ao longo da História da Arte, essa que constrói referencial estético eurocêntrico o qual não permite identificarmos signos artísticos presentes em outras culturas.

Sendo a beleza, simetria e perfeição conceitos pensados a partir do prisma grego cuja influência estende-se à percepção estética europeia a qual impõe as suas colônias uma representação pictórica na qual reverbera apenas um imagético impregnado pelas simbologias que representam o mundo masculino, branco e europeu.

Nestas representações pictóricas, encontramos investidas em renovações estéticas, inovações em cores, revoluções no imagético humano que se transcreve em artes plásticas. Porém, esquece-se das multicolores representações dos pigmentos da pele predominando um antropocentrismo eurocêntrico.

Ao longo do tempo moderno, percebemos os resquícios da percepção estética dos renascentistas eclodindo durante a história da arte moderna. Corpo e forma estão atreladas as representações da cultura grego romana.

A mulher e sua representação pictórica confinou-se a ser sempre representada dentro do mundo privado, onde a identidade que se destaca é vinculada ao desejo da burguesia sentir-se representada nas artes plásticas.

 

Neste sentido, a representação da mulher afrodescendente ficou relegada a estética da escravidão e colonização, tendo por resultado um único imagético a ser representado entre as bordas do quadro.

Ao contestar um espaço na cena das artes plásticas, vê-se surgir uma pintura contemporânea em que as artistas negras pintam telas em que ora a temática do seu cotidiano aparece ora a visão eurocêntrica da arte absorve elementos do cotidiano dos afrodescendentes.

Neste ponto de vista, chama-me atenção o cotidiano presente nas colagens de Arya Haliba. Em sua obra, existe uma documentação do cotidiano influenciada pela estética do hip hop cuja premissa artística engloba engajamento político, esse que se apresenta nas imagens a partir de signos estéticos que se sobrepõem, apresentando uma síntese do tempo na composição da imagem digital permeando na sociedade uma arte cujas identidades multiculturais sejam expressas e circulantes em nossa sociedade.

Para além disto, podemos vislumbrar uma arte que é permeada de símbolos os quais reverberam narrativas de identidades que demonstram um cotidiano retratado através de uma visão descolonial.  No plano da composição da colagem a junção de diferentes imagens parece desejar retratar uma história em que a beleza e os fenômenos socias caminham de forma a convergir para uma percepção crítica da sociedade.

A arte vislumbra uma percepção de engajamento político em que compreende na colagem de imagens  uma concepção estética que  reflete um imaginário feminino negro em que  observamos rompimento da concepção racionalista da arte para aparecer uma micro história, bem como uma micro visão da sociedade contada por uma artista negra na qual  insere na narrativa das artes visuais a digital de mulheres negras no mundo online.

 

 

 

 


"Este artigo reflete as opiniões do autor e não do veículo. A Afropress não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizada pelas informações, conceitos ou opiniões do (a) autor (a) ou por eventuais prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso da informações contidas no artigo."
Artigos Relacionados
O empreendedor Barão de Mauá (1.813-1889)
A generalização como recurso de linguagem e porta para a injustiça
"A Democracia está em risco, acordem!"
Carta Aberta aos adeptos do Cavaleiro das Trevas. Não passarão!
Twitter
Facebook
Todos os Direitos Reservados