Nova York/EUA, Edson Cadette para a Afropress - Com a presença de pessoas de diversas origens, de diferentes partes do planeta, e representantes da comunidade LGBT, o centro Cultural e Educacional People’s Forum de Nova York homenageou a ativista Marielle Franco assassinada há um ano, juntamente com seu motorista, Anderson Gomes, no centro do Rio.
A conferência intitulada: Marielle Franco - Legacy of a Powerful Woman lotou as dependências do centro localizado no coração de Manhattan, dando continuidade
às celebrações iniciadas na véspera na Universidade Columbia. Aa conferência teve início às 12 horas estendendo-se até as 17h e contou com participações políticas, acadêmicas e da sociedade civil do Brasil e dos EUA.
Dividida em três painéis, os conferencistas falaram sobres suas experiências recentes e o clima hostil com relação a luta pelos direitos humanos que tomou conta do Brasil com a campanha para presidente em 2018 que culminou com a eleição de Jair Bolsonaro.
O ponto alto da conferência ficou por conta da participação por vídeo de Anielle Franco, irmã de Marielle, Benedita da Silva, ex-governadora do Rio de Janeiro, Fernanda Chaves, assessora de Marielle que estava junto com a vereadora quando ela foi assassinada, e Mônica Benício, companheira de Marielle.
Ao final, sob aplausos da platéia, foi cantado o samba enredo da Mangueira, a escola campeã do carnaval deste ano, homenageando Marielle Franco e outras mulheres negras.
Para todos os participantes, após as falas, a conclusão de quem participou e se emocionou com a homenagem a ativista que se tornou um símbolo da luta do povo brasileiro por justiça e em defesa dos direitos humanos: o legado de Marielle Franco não será maculado por uma direita reacionária, retrógrada e com uma mentalidade ainda presa aos tempos do período da escravidão.
A prova da força do seu legado estava presente nos sorrisos de todos aqueles que lotaram as dependências do centro gritando em uníssono a palavra de ordem que virou símbolo de luta e combate à impunidade: MARIELLE? PRESENTE!