10 de Julho de 2020 |
Última atualização :
Comentamos
Ativista negra se declara inocente e acusa justiça seletiva
04/06/2020
América em chamas
Da Redação

S. Paulo - O jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress, conversa nesta quinta-feira (04/06), a partir das 18h, por vídeo conferência, com o correspondente Edson Cadette, direto de New YorK, sobre os protestos que, há 9 dias, abalam os Estados Unidos, após o assassinato de George Floyd, um homem negro, em Minneapolis, por um policial branco.

O país vive um um terremoto político, com milhares de pessoas – negros e brancos – tomando às ruas em protestos que desafiam, inclusive, toques de recolher impostos pelas autoridades. A Casa Branca, em Washington, mais de uma vez, já foi cercada por ativistas enfurecidos com declarações do presidente Donald Trump que ameaça colocar tropas do Exército na rua para combater os manifestantes.

A conversa terá a participação do acadêmico Moesés de Freitas, que estou na Brown University, e de Ernesto Luís Pereira, dirigente do Congresso Nacional Afro Brasileiro (CNAB).

Crime

O policial Derek Chauvin, que está preso se ajoelhou sobre o pescoço de Floyd por 8 minutos durante uma abordagem. Ele agora responde por assassinato em segundo grau (numa escala de três), de acordo com documentos obtidos do tribunal. Inicialmente havia sido acusado de crime mais leve: homicídio culposo. Os outros três policiais que o acompanhavam também devem responder pelo crime.


Artigos Relacionados
UniSantos poderá expulsar aluno acusado de racista
Coronavírus: letalidade de Covid-19 é maior entre pessoas negras
Justiça condena dois homens por racismo contra Maju Coutinho
Bolsonaro nomeia capitão do mato para Fundação Palmares
Twitter
Facebook
Todos os Direitos Reservados