S. Paulo – Para a ex-ministra da SEPPIR, Matilde Ribeiro (foto), que assessora a CUT/SP nos preparativos do 1º de maio dedicado à África e a luta contra o racismo, os atos que acontecerão representam a retomada do Dia Internacional do Trabalho como um Dia de Luta. “A luta não precisa ser ranzinza, não precisa ser fechada numa agenda que não considere os aspectos culturais, os aspectos vivenciais dos povos”, afirmou.
Segundo a ex-ministra, o tema da África “é de extrema importância porque ao longo da nossa história, nós pouco fomos estimulados à olhar África como um continente parceiro”. “E um continente que, se tem muitos problemas, do ponto de vista econômico, é porque foi saqueado pelos países do primeiro mundo que colonizaram diversos dos países da África e só agora muito recentemente esses países saem da condição de colonizados para viverem a sua independência, a sua condição de liberdade política e econômica”, acrescentou.
Mostra de cinema
Matilde destacou entre as atividades a Mostra de Cinema com filmes brasileiros e africanos que acontecerá no SESC Vila Mariana, que terá como curador Zózimo Bulbul, o primeiro cineasta negro brasileiro a ganhar destaque. Da mostra também participarão os cineastas negros Jeferson De e Joelzito Araújo.
A programação prevê ainda Oficinas culturais com crianças e adolescentes, coordenadas por Raquel Trindade, do Teatro Popular Solano Trindade, além de um Workshop e um Seminário Internacional que terá como tema Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social.
“A expectativa que nós temos, quando nós emplacamos um gol é que continue de goleada e que, usando uma linguagem do futebol, que eu aprendi muito com o Presidente Lula, o intuito é ir prá copa do Mundo e continuar fazendo sucesso. Então, eu estou bastante animada. É um trabalho que nesse momento está me fazendo bastante feliz de saber inclusive, que o aprendizado que eu tive no governo federal como ministra está à serviço da sociedade, assessorar esse processo está sendo muito interessante por causa disso”, concluiu.

Da Redacao