S. Paulo – O editor de Afropress, jornalista Dojival Vieira, participa nesta quinta-feira, 02 de setembro, a partir das 19h, do II Ciclo de Debates Por um Jornalismo Antirracista, promovido pelo Programa Mão na Mídia e Curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul-Campus Frederico Wesphalen.

Ele fala sobre o tema “Da Imprensa às Mídias Negras: jornalismo, redes históricas e sociais”, juntamente com a jornalista Vera Daisy Barcelos (foto principal da matéria), presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, com a mediação da Prof. Dr. Deivison Moacir Cezar de Campos (ULBRA).

O II Ciclo começou ontem, quarta-feira, com debate sobre o tema “Racismo, Algoritmos e Plataformas Sóciodigitais” e poderá ser acompanhado pelo Youtube.

A abertura contou com a presença das professoras Dra. Karen Cristina Kraemer Abreu (UFSM) e Leslie Chaves (UFSC) – foto abaixo.

A palestra de abertura foi feita por William Martins (formando em Jornalismo pela Unisinos) e Fernanda Carrera (graduada em Publicidade e Propaganda, Doutora em Comunicação, professora na Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora na UFF), mediado pelo Ângelo Neckel ( Doutorando em Ciências da Comunicação pela Unisinos).

O encerramento acontecerá amanhã, dia 03/09, com a palestra “Mídias negras: desafios do jornalismo Antirracista”, que terá a presença de Antônio Junião (jornalista, diretor de Projetos Especiais – Ponte Jornalismo) e Alane Reis (jornalista, Revista Afirmativa – Mestre em Comunicação pela UFRB), com a mediação da Profa. Dra. Cláudia H. de Moraes (UFSM).