S. Paulo – Embarca neste sábado,(15/maio) para Atlanta e Washington (EUA), à convite do Departamento de Estado do Governo norte-americano,o jornalista Dojival Vieira (foto), editor de Afropress – Agência Afroétnica de Notícias.
Ele participa do Programa de Visitas Itinerantes, que tem como temas juventude, profissionais de comunicação, ONGs e Olimpíadas. O Programa culmina com a participação de seus integrantes na IV Reunião do Grupo Diretor do Plano de Ação Brasil/EUA, que acontece nos dias 20 e 21 de maio em Atlanta, na Geórgia.
A indicação do nome do jornalista foi feita pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e pelo Ministério das Relações Exteriores, do Governo Federal, com base no critério – solicitado pelo Governo americano – de nomes, dentro de suas redes de organizações, que tivessem experiências importantes para contribuir com o alcance da eliminação da discriminação racial e promoção da igualdade, objetivos principais do Acordo.
Segundo a chefe de gabinete da Seppir, Sandra Cabral, os critérios de seleção de nomes e organizações, ficaram totalmente a cargo do Departamento de Estado, por se tratar de iniciativa do Governo norte-americano.
O Programa, que tem como tema “Raça na era Obama: isso importa?” inclui visitas à Casa Branca, à poderosa Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor (NAACP) e ao Centro Martin Luther King Jr. em Atlanta, onde os participantes serão recepcionados pelo filho do líder negro norte-americano na luta pelos Direitos Civis, Martin Luther King III.
Integram a delegação de jornalistas brasileiros convidados, os jornalistas Demétrio Weber, de O Globo, Maurício Pestana, da Revista Raça, Monica Aparecida e Francisca Rodrigues Pereira da Afrobras, Ulisses Neto, da Jovem Pan, Cleidiana Ramos, do jornal A Tarde, de Salvador,
Fabiana Moraes e Juliana Nunes, da Empresa Brasileira de Comunicação, e Juliana Costa Santos, do Correio Nagô, Mabel Lorena e Iris Cary, da Seppir.

Da Redacao