Vitória/ES – Com a Paella Capixaba do Mozart (pronuncia-se paeja), o ativista do movimento negro Mozart José Serafim tornou-se um dos cinco finalitas do concurso “Comer com os olhos”, promovido pela ESTV – a afiliada da TV Globo no Espírito Santo.

“Meu hobby preferido é cozinhar, e entre os diversos pratos de minha especialidade está a Paella. Após algumas adaptações cheguei a receita, que dá nome ao prato, acrescentando entre outros ingredientes frutos do mar, camarões de três tamanhos, frango e carne de porco. Posso garantir que o meu prato tem um sabor inigualável", adianta Mozart, que é autônomo e no momento trabalha na captação de recursos para a GranExpoES – a maior feira de agronegócios do Espírito Santo.

Para quem quiser votar no prato "Paella Capixaba do Mozart", deve entrar no site www.g1.com.br/es. Logo no início da página estão as fotos dos pratos. É só clicar em votar no tira gosto mais bonito do Espírito Santo, selecionar Paella Capixaba do Mozart. Aparecerão duas palavras para escrever e confirmar o voto. Escreva as palavras e clique em votar.

O vencedor terá o direito de ser acompanhado por mais três amigos para a Festa da Roda do Boteco, que acontece nesta sexta-feira e sábado na área verde do Clube Alvares Cabral. Na sexta, haverá show com Diogo Nogueira e no sábado shows com Demônios da Garoa e Alcione.

Para ir direto à página basta clicar no link abaixo:

http://globotv.globo.com/tv-gazeta-es/estv-1a-edicao/v/vote-no-melhor-prato-do-concurso-comer-com-os-olhos-do-estv/2667736/

A RECEITA

· Rendimento 15 porções
 
Ingredientes
 
01kg Camarão sem casca
500g Camarão VG com casca
500g Camarão Rosa Grande com casca
01kg Mexilhão
500g Lula
500g Sururú
500g Sirí desfiado
500g Cação
500g Peito de frango
500g Lombo de porco (pode ser pernil)
03 xícaras (chá) de Arroz (de preferência do tipo parboilizado)
300ml Azeite
300g Tomate (de preferência do tipo cereja)
02 Cebolas grandes
01 Pimentão verde pequeno
200g Cogumelo do tipo Champignon
200g palmito
200g azeitonas verdes s/caroço
05 dentes de alho amaçados
50g Açafrão
01 colher (sopa) de colorífico
06 Limões grandes
Coentro e cebolinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
 
Preparo:
 
·  Coloque os frutos do mar (camarão, mexilhão, lula e sururu) de molho na água com limão separadamente (em panelas separadas) por no mínimo 30 minutos.
·  Pique bem picadinho e reserve os tomates, as cebolas, o pimentão, coentro, cebolinha, cogumelo, palmito e azeitonas.
·  Escorra os frutos do mar, pique o cação em cubinhos e a lula em anéis bem pequenos, pique o peito de frango e o lombo de porco também em cubinhos.
·  Faça uma moqueca com o cação, a lula, o siri desfiado e o camarão sem casca – aqueça um pouco de azeite numa panela média, acrescente um pouco de alho e deixe dourar, acrescente a cebola, tomate, coentro, cebolinha, colorífico, sal e pimenta a gosto, deixe fritar por uns 3 minutos sempre mexendo, então misture o cação, a lula, o sirí desfiado e o camarão descascado, misture bem e acrescente água até cobrir os ingredientes, deixe cozinhar por uns 15 minutos em fogo alto sempre mexendo.
·  Frite numa frigideira grande ou em partes, os camarões Rosa e VG c/casca, até ficarem vermelhinhos e reserve.
·  Em outra panela doure o alho no azeite e frite juntos o peito de frango e o lombo de porco, por uns 10 minutos até secar a água que sai da carne.
·  Numa Paelleira (panela própria para fazer paella) ou em uma panela grande e rasa, doure o alho no azeite, junte o arroz, Pimentão, cogumelo, palmito, azeitonas e o açafrão e mexa por 03 minutos, em seguida junte a moqueca, o camarão VG c/ casca, o peito de frango e o lombo de porco, mexa bem, acrescente mais um pouco de água (+ ou – 500 ml) para cozinhar o arroz, tape a panela e deixe cozinhar por mais uns 20 minutos.
·  Antes de desligar a panela decore-a com o camarão rosa, para aquecê-los e para o prato ficar ainda mais bonito. sirva quente.
 
Dica 1: Se não tiver uma panela que caiba todos os ingredientes, divida-os em duas panelas ou mais, respeitando sempre o tempo necessário para cozimento do arroz.
 
 

Da Redação