S. Paulo – Ana Carolina Gonçalves Elói, de 16 anos, aluna da Escola Estadual (E.E) Dr. Miguel Priante Calderaro, do município de Bernardino de Campos, região de Ourinhos, venceu a terceira edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2010 – João Cândido, 100 Anos da Revolta da Chibata, realizado pelo Centro de Articulações das Populações Marginalizadas (Ceap) e organizado em São Paulo pelo Instituto do Negro Padre Batista.
Sua redação “O pássaro que ousou cantar a igualdade” foi escolhida pela Censgranrio entre mais de 4,1 mil inscritas em todo o Estado de São Paulo e será publicada em livro, que traz as 27 melhores redações dos estados de São Paulo e 26 do Rio de Janeiro, a ser distribuído nas escolas.
O segundo lugar ficou para o jovem Vítor Hugo Santana Duarte, de 16 anos, de Fernandópolis, região de São José do Rio Preto, da E.E Líbero de Almeida Silvares. Guilherme Lourenço da Silva, de 18 anos, ficou com a terceira colocação. Ele, que mora em Limeira, região de Piracicaba, participou do concurso durante o período em que esteve na Fundação CASA, unidade Rio Tamias – Brás, na capital.
A história de perseverança, de luta por igualdade de direitos do marinheiro líder da primeira revolta no Brasil, já República, é retratada pelos jovens vencedores.
Voltado a alunos do ensino médio de escolas públicas, particulares e cursinhos pré-vestibulares, o Concurso de Redação Camélia da Liberdade tem por objetivo refletir sobre ações afirmativas para o cumprimento da Lei Federal 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina a inclusão do tema História e Cultura Afro-Brasileira no currículo da rede oficial de ensino básico e médio.
Prêmio
Para a vencedora, um notebook e uma impressora multifuncional. Ao seu mestre orientador, Valdeci Benedito Fernandes, um notebook e à sua escola dez computadores. Para o segundo colocado, um microcomputador e uma impressora jato de tinta, ao terceiro, um microcomputador. Além do livro a ser lançado pelo Ceap na entrega do prêmio.
Serviço:
Entrega de prêmio aos vencedores da III Edição do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2010 – João Cândido, 100 anos da Revolta da Chibata- Lei 10.639/03
Quando: Sexta-feira, 26 de novembro, às 17h30
Onde: Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – Centro
Show: Grupo Umoja

Da Redacao