Rio – No dia 12/12, a partir das 18h, o evento Hip Hop de Raiz vai ocupar a Praça XV, em frente à estação das Barcas. A ocupação contará com a montagem de quatro tendas com Rappers, Djs, grafiteiros e dançarinos de Breack. A produção dos 40 anos do Hip Hop é da rapper Combattente Xavier, da Awrè Produções e representante da Zulu Nation no Rio de Janeiro.

São esperadas várias performances na Tenda dos Djs, além da exposição de equipamentos de som especializado para DJ´s e Sound Sister´s; A Tenda do Rap inclui debates, improviso de rimas e show do rapper GOG – o artista já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Lenine, Maria Rita e Ellen Oléria; A rapaziada que curte grafite terá exposição de painéis feitos ao vivo por diversos artistas do país; Na Tenda do Breack acontecem worshops, debates e disputa de dançarinos, comandada pela Gang de Breack Consciente da Rocinha e o dançarino B. Boy Samir.

Um pouco da história do Hip Hop:

O Hip Hop nasceu na década de 1970, no bairro do Bronx, um dos mais populosos de Nova Iorque (EUA). A violência entre as gangues vinha devastando o bairro. É quando surge a figura do artista Afrika Baambata, que transformou a violência em amistosas disputas de criatividade através do Rap, Break, DJ  e Graffiti – é a união dessas quatro expressões artísticas que forma a cultura Hip Hop. na qual a união destas artes foi denominada de cultura Hip Hop. Logo em seguida é criada a organização Universal Zulu Nation, que levou o movimento para as periferias de todo o mundo.

Veja o vídeo com o rapper Gog fazendo a convocação para o Hip Hop de raiz.

http://youtu.be/4hC8SijGvj0

Rosiane Rodrigues