Rio – Numa atitude de hostilidade explícita que causou constrangimento público às pessoas e autoridades presentes, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, evitou cumprimentar a Presidente Dilma Rousseff, na recepção ao Papa Francisco, no Palácio das Laranjeiras na tarde desta segunda-feira, (22/07) no Rio.

Barbosa subiu ao palco, dirigiu-se ao Papa e passou pela presidente sem lhe estender a mão. No vídeo (veja abaixo), é possível perceber que Dilma o anuncia pelo nome ao Pontífice, sendo ignorada em seguida.

A hostilidade de Barbosa, segundo Afropress apurou, pode estar ligada ao fato de, na véspera, o Blog da Dilma – mantido por apoiadores da Presidente e apresentado como o maior portal da Dilma Rousseff na Internet – ter  postado a seguinte manchete: “Joaquim Barbosa e o seu ap. em Miami”. Veja abaixo.

A matéria reproduz  reportagens de jornais como a Folha de S. Paulo, revelando que o presidente do STF comprou à vista um apartamento em Miami (EUA), estimado em até R$ 1 milhão no ano passado usando uma empresa que abriu para obter benefícios fiscais no futuro.

Corretores de imóveis e advogados disseram ao jornal que o procedimento é legal e costuma ser adotado por outros brasileiros que investem em Miami. Pela Lei, o Estado da Flórida poderia ficar com até 48% do valor do imóvel na transferência para os herdeiros, se o apartamento fosse registrado em nome do presidente do STF. Como foi adquirido por uma pessoa jurídica, porém, não haveria cobrança de impostos.

A empresa Assas JB Corp. foi criada em maio de 2012, poucos dias antes da compra do apartamento que tem 73 metros quadrados, um quarto, sala, cozinha e banheiro às margens do Rio Miami, na região central da cidade.

O Estatuto do Servidor proíbe “participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário”.

Veja a cena: 

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=EB4AHlgtWHg

Da Redacao