A encenação retrata a intrigante saga desse artista que passou 50 anos de sua vida internado na colônia Juliano Moreira em Jacarepaguá no Rio de Janeiro.
O espetáculo mostra a rotina deste homem negro e pobre que transformou sua solidão em um mundo de cores e religiosidade.
A temporada alemã iniciou-se em 2004. Com quase três anos de apresentações, o espetáculo percorreu os mais distintos palcos seduzindo crítica e público em cidades como Bonn, Colônia e Frankfurt, que se renderam a exuberância mística de Bispo do Rosário.
A estréia no Brasil será em novembro, mês da consciência negra aproveitando para trazer questionamentos de temas como exclusão, fé, amor e solidão. Seguindo a influência européia na qual diversas formas de artes se agregam em um projeto único, “ANDANÇAS” traz ao Rio de Janeiro pela primeira vez a obra da artista plástica Fátima Chaves,sobrinha neta de Tiradentes. Ela assina a instalação cênica Via Crucis, que percorreu países como França, Bélgica e Alemanha,que tem co-relação direta com os mantos de Bispo do Rosário que evoca os passos de um cristo andarilho. A direção é de Paula Feitosa, que trabalhou com os conceituados diretores Gerald Thomas e Aderbal Freire Filho.
O destaque do figurino é o MANTO DA APRESENTAÇÃO, principal obra de Bispo do Rosário. Foi reproduzido na própria Colônia Juliano Moreira por artistas que vivem lá.
A trilha sonora é assinada e composta especialmente pelo ator e músico Ilya São Paulo.
“ANDANÇAS” conta ainda com a participação de Milton Gonçalves e Zezé Motta que narram a alegórica saga de Bispo do Rosário.
Durante toda a temporada, sempre às quartas-feiras, haverá após a apresentação da peça, um bate papo onde convidados discutirão com a platéia temas ligados à vida e obra de Bispo.
A temporada no Rio será no Condomínio Cultural, onde será reproduzido o quarto-ateliê onde Bispo passou sua vida produzindo
Serviço
ANDANÇAS -Vida e Obra de Arthur Bispo do Rosário
Local:Condomínio Cultural, rua Luis de Camões, 2 Largo de São Francisco, Centro
Abertura da exposição às 19h30 e às 20hs início do espetáculo de 2ª a 5ª
Ingressos: 10,00 reais
Temporada de 06 até 30 de novembro
Contatos com Alex Mello: (021) 9817 3546 e/ou por e-mail [email protected]