S. Paulo – O Movimento Brasil Afirmativo, que faz campanha pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e PL 73/99 – que criam ações afirmativas e cotas no mercado de trabalho, mídia e universidades -, se reúne no próximo dia 09 de junho (sábado), das 10h às 12h, na Comunidade Cristã Pão da Vida, para discutir os próximos passos da mobilização popular pela coleta de 100 mil assinaturas no Estado de S. Paulo, em defesa da aprovação do projeto.
A Comunidade fica em frente ao Jockey Club (R. Lineu de Paula Machado, 940 – Butantã) e para a reunião estão sendo convidadas lideranças e representantes de entidades de S. Paulo que aderiram ou pretendam aderir à mobilização popular pela coleta das assinaturas em defesa do projeto.
O movimento que já se estende por várias cidades do interior como Bauru, Catanduva, Botucatu, Limeira e S. José do Rio Preto, teve a segunda fase lançada no último dia 25/05, com a presença do senador Paulo Paim, autor do projeto do Estatuto da Igualdade Racial, que está parado no Congresso. O projeto foi apresentado há 11 anos.
Paim participou de atos com na Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB e também no Sindicato dos Comerciários de S. Paulo, onde reuniu-se com mais de 200 pessoas que apóiam a iniciativa. Também esteve na Assembléia Legislativa, à convite do deputado José Cândido (PT-SP) e na Universidade Zumbi dos Palmares, onde foi recebido pelo reitor José Vicente.
Durante os atos, o próprio senador propôs que, na entrega das assinaturas em Brasília, que deve ocorrer em agosto, aconteça uma “batida de tambor” no salão verde do Congresso pedindo a votação imediata do Estatuto. “Vamos ocupar o salão verde do Congresso batendo nossos tambores e exigindo a votação”, disse Paim, para quem, se não houver pressão da sociedade, o projeto continuará “parado”. O senador gaúcho também se propôs a levar a outros Estados “o exemplo de S. Paulo”.
A proposta da Coordenação do Coletivo de Direção do Movimento é realizar uma reunião ainda mais ampliada, com lideranças de todo Estado, no dia 04 de Agosto, das 10h às 12h, no Núcleo de Consciência Negra, na USP, para fazer um balanço das assinaturas coletadas e discutir detalhes da viagem à Brasília.
Quem estiver interessado em participar do Movimento deve imprimir cópias do modelo do Abaixo-Assinado ou fazer sua assinatura por intermédio do mecanismo petition on line, disponíveis abaixo.
Assine o Abaixo-Assinado do Movimento Brasil Afirmativo pelo Estatuto.
http://www.PetitionOnline.com/afirmati/petition.html

Da Redacao