Florianópolis/SC – O Projeto Brasil Afroempreendedor começou a fase mais intensa de sua programação, com a realização no mês de fevereiro dos dois primeiros seminários estaduais previstos em seu cronograma. Esta foi a largada das principais atividades do projeto, desde o lançamento em São Paulo, no dia 5 de agosto de 2013, quando foram reunidos mais de 450 afroempreendedores no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

O primeiro seminário estadual foi realizado em São Paulo, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Nos dias 20 e 21 foi a vez do Maranhão. Outros 10 seminários, em 10 estados, acontecerão até maio deste ano. O do Rio Grande do Sul será nos dias 3 e 4 de abril, em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e feitas através do site www.institutoiab.org.br, no linkhttp://www.institutoiab.org.br/convite-para-qualificacao-e-capacitacao-para-afroempreendedores/.

Os 12 seminários estaduais reunirão 1200 afroempreendedores em encontros de qualificação e formação. Até o final do projeto, em 2015, o objetivo é acompanhar os afroempreendedores selecionados na formulação de planos de negócios que os auxiliem na gestão, busca de financiamento e fortalecimento de seus empreendimentos.

A partir dessas ações, pretende-se formular políticas públicas de inclusão e construir a Rede Nacional de Afroempreendedores, que funcionará como um espaço permanente de socialização, intercâmbio (formativo e informativo), qualificação empreendedora e de desenvolvimento de oportunidades de negócios.

Para acompanhar os afroempreendedores no estados, foram selecionados 12 consultores estaduais que farão a articulação dos empreendedores afro-brasileiros com as instituições parceiras do projeto (SEBRAE, IAB e CEABRA/SP), as instituições locais e as organizações que venham a integrar a Rede Nacional de Afroempreendedores.

Além disso, esses consultores acompanharão a execução dos planos de negócios dos afroempreendedores e a execução das tarefas a que se comprometerem já no ato do preenchimento do cadastro de inscrição para participar do projeto. O processo de seleção foi concluído no final de janeiro. Nos dias 6 e 7 de fevereiro, esses consultores participaram de encontro de formação realizado via skype para conhecimento do projeto e qualificação para o acompanhamento dos empreendimentos dos participantes do projeto.

Projeto

Pesquisa do SEBRAE Nacional divulgada em outubro do ano passado mostrou que os negros representam 49% dos micro e pequenos empresários brasileiros. Os dados abrangem o período de 10 anos, entre 2001 e 2011 e informam que os negros são 11 milhões de empreendedores no Brasil. Comércio e agricultura têm a maior representação, ambos com 23% de participação. Os outros setores são serviços (21%), construção (19%) e indústria (10%).

Do total de empreendedores negros, apenas 8% são empregadores, com maior condição de manutenção e fortalecimento de seus negócios através de acesso a linhas de crédito, capacitação e qualificação técnica e de gestão. Este é o cenário que o projeto Brasil Afroempreendedor busca modificar. O número de empreendedores afro-brasileiros envolvidos ainda é pequeno, diante do universo avaliado. Mas as experiências desenvolvidas servirão como base para programas mais amplos que atinjam a massa de afroempreendedores do País, através da elaboração de políticas públicas para esse segmento.

O projeto Brasil Afroempreendedor é uma iniciativa da sociedade civil demandada ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional), com coordenação do Instituto Adolpho Bauer (IAB), de Curitiba (PR), e Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (CEABRA/SP), e participação da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (ANCEABRA).

Esta iniciativa piloto para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão e fortalecimento de iniciativas afroempreendedoras terá duração de 24 meses, com desenvolvimento nos seguintes estados da Federação: RJ, SP, MG, PR, SC, RS, GO, BA, PE, PB, MA, AP. 

Seminário do Rio Grande do Sul

Nos dias 3 e 4 de abril, o projeto Brasil Afroempreendedor realizará em Porto Alegre (RS) o seminário estadual previsto em sua programação para este ano. O seminário será um ato de grande importância política, uma vez que reunirá autoridades locais e regionais e parceiros do projeto, além dos técnicos que procederão à formação dos afroempreendedores selecionados para participar da atividade.

Os seminários terão estrutura semelhante, com dois dias de trabalho para o acolhimento e formação de 100 empreendedores afro-brasileiros escolhidos a partir de critérios pré-definidos. Além dos afroempreendedores, participarão dos seminários autoridades locais, parceiros e apoiadores do projeto, direção e técnicos do SEBRAE, sendo que estes apresentarão as ferramentas que serão a base da qualificação dos empreendedores, e o consultor estadual que acompanhará os empreendedores durante os 15 meses de formação e qualificação previstos no projeto. 

No ato de inscrição dos afroempreendedores para se qualificar a participação nos seminários, cadastro será preenchido com seus dados. Esses dados serão objeto de pesquisa a ser realizada com a finalidade de estabelecer o perfil dos participantes do projeto, e também para aferir os resultados da iniciativa. A partir desses dados, pretende-se apontar algumas políticas de inclusão dos afroempreendedores que servirão como base para uma futura Política Nacional de Afroempreendedorismo.

Programação Seminário Estadual Rio Grande do Sul

3 de abril de 2014

Manhã

8h30 – Credenciamento e acolhimento
9h30 – Mesa de Abertura com autoridades (Cerimonial)
10h15 – Apresentação do Projeto (João Carlos Nogueira – Coordenador Executivo)
10h30 – Palestra: “Desenvolvimento e o papel das Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio Grande do Sul”
11h15 – Lançamento do Livro “Desenvolvimento e Empreendedorismo Afro-brasileiro – Desafios e perspectivas para o século XXI” e da Revista Sustenta Brasil – Edição especial sobre Afroempreendedorismo.
11h30 – Mesa-debate: “Desenvolvimento e empreendedorismo Afro-brasileiro”
12h30 – Almoço

Tarde

14h – Apresentação do Projeto aos participantes do seminário (afroempreendedores) Adilton de Paula (Coordenador Institucional)
15h – Palestra Temática: Orientações para elaboração de um bom Plano de Negócios e Construção de Cenários de sucesso e análise de mercado (Antônio Thobias/Consultor Sebrae Nacional)
16h45- Coffee break
17h – Relatos de casos de sucesso

4 de abril de 2014

Manhã 

9h – Organização dos Negócios, fontes de fomento e financiamento (João Carlos Nogueira, Coordenador Executivo e Adilton de Paula, Coordenador Institucional)
12h – Almoço

Tarde

14h – Palestra Temática: Administração e controle financeiro do negócio; Gestão de tempo e gestão de recursos (Consultor técnico do Sebrae/SC)
17h – Coffee-break
17h15 – Encaminhamentos, orientações e compromissos com a continuidade do projeto Brasil Afroempreendedor
18h – Encerramento

Cronograma dos Seminários Estaduais

São Paulo: 13 e 14 de fevereiro de 2014
Maranhão: 20 e 21 de fevereiro de 2014
Santa Catarina: 13 e 14 de março de 2014
Rio de Janeiro: 27 e 28 de março de 2014
Rio Grande do Sul: 3 e 4 de abril de 2014
Bahia: 10 e 11 de abril de 2014
Pernambuco: 15 e 16 de abril de 2014
Paraíba: 24 e 25 de abril de 2014
Minas Gerais: 8 e 9 de maio de 2014
Amapá: 15 e 16 de maio de 2014
Goiás: 22 e 23 de maio
Paraná: 29 e 30 de maio de 2014
 

 

Da Redacao