Brasília – A Câmara Distrital de Brasília homenageia nesta quinta-feira (18/07), em sessão marcada para as 15h, na sala de Comissões, o Dia Internacional Nelson Mandela – Pela Liberdade, Justiça e Democracia. A data – o Mandela’s Day – foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009. 

Segundo o deputado Cláudio Abrantes, autor da iniciativa da sessão, destacar a data é uma atitude que tem tudo a ver com clima de luta pela democracia e pela dignidade que se percebe em vários países do mundo, como vem acontecendo também no Brasil.

A ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela por meio da Resolução A/RES/64/13. A escolha teve o conceito de homenagear a dedicação do sul-africano a serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e proteção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de gêneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis e ainda pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas.

Nelson Mandela, ex-presidente sul africano, líder da luta contra o regime do apartheid, completa 95 anos nesta quinta-feira e está internado há 39 dias, no Hospital do Coração Medclinic, em Pretória, com problemas pulmonares.

Depois de permanecer em condições críticas, a família informou que nos últimos dias ele recuperou a consciência e está respondendo ao tratamento.

Da Redacao