S. Paulo – Mais encontro que debate. Foi desta forma que os candidatos negros e antirracistas à Deputado Estadual por S. Paulo encararam o debate proposto pela Educafro – a maior rede de cursinhos pré-vestibulares para negros – nesta sexta-feira (06/08).
Durante quase três horas os 16 candidatos negros postulantes à Assembléia Legislativa, de seis diferentes partidos, que se apresentaram na Educafro, não debateram idéias, impossível para o tempo de um minuto, em média, que cada um teve, em blocos distintos de rodadas de perguntas encaminhadas pela platéia, e escolhdias por sorteio pelos organizadores.
Por quase três horas eles puderam mostrar suas caras, fizeram apresentações sucintas de si próprios e das propostas que representam nos vários partidos.
Por conta da insuficiência do tempo, a Educafro colocou à disposição e Afropress posta todas as perguntas encaminhadas e que não puderam ser respondidas por falta de tempo.
Parte dessas perguntas tratam de cotas, ações afirmativas, drogas e outros temas que revelam as preocupações da juventude negra e antirracista com o quadro de desigualdade enfrentado no dia a dia. Algumas foram encaminhadas por pessoas que se identificaram e deixaram e-mails que estarão à disposição de todos (as) os candidatos (as).
Por decisão do seu conselho Editorial à Afropress também oferece o espaço aos candidatos para que respondam às questões que não puderem ser respondidas durante o debate.
Veja as perguntas encaminhadas aos candidatos negros e antirracistas
1 – O que vocês acham da nova Lei “Ficha Limpa”?
2 – Sabendo que hoje as mulheres negras e pobres são as maiores vítimas do aborto clandestino, qual a posição e proposta que o (a) candidato(a) defende em relação a legalização e discriminalização do aborto? (Raquel Teixeira – CA – PUC – Campinas – Direito)
3 – Quero saber quem vai lutar pela causa do preconceito de idade. Pessoas depois dos 40 anos não conseguem trabalho. (Maria Célia Becker – Quilombos e Ébanos)
4 – No Brasil tem um problema que está prejudicando muitas pessoas e famílias, aliás, destruindo a mesma. O que fazer com o crack? ( Nataly B.)
5 – Sr. Candidato, qual sua proposta para Educação e Segurança Pública? (Liseu)
6 – Muitos negros, apesar de possuir etudo e preparação, não conseguem espaço no mercado de trablaho, por causa da cor da pele, julgada como “má aparência”. Qual a política ou projeto para combater esse problema? (Maria Edith da Silva – Educafro)
7 – Todos ou quase todos os candidatos falaram e defenderam as cotas na Educação, parabéns a todos. Mas, eu lhes pergunto e qual a proposta para a moradia, pois a moradia é sinônimo de Educação, Saúde, Trablaho, Cultura, Segurança, Esporte e Lazer, pois é lá que se inicia a formação cidadã.
8 – O que vocês pretendem fazer para melhorar a educação pública estadual? Quais os projetos do seu partido?
9 – Em relação à Cultura, que dá uma ajuda ao conhecimento e formação do ser, o acesso é muito caro, teria algum programa para facilitar o acesso a todos? (Bruno Leonardo – USF/Pari)
10 – Como representante (negro ou não) de deputado Estadual qual será os planos de assistência a lutas raciais aos movimentos negros como apoio financeiro, político e social para a realização de metas como cotas raciais no âmbito universitário e empresarial?
11 – Qual é a visão social do afrobrasileiro para o período de 10 anos mais. Pergunta dirigida para Tião PT (Thiago Lopes – Cuba)
12 – O que você acha do Estatuto da Igualdade Racial? (Roberto Martins)
13 – Qual é o projeto que o Sr. Pode fazer para unir a população negra? Por que quando um negro sobe de cargo ele esquece suas raízes? O que podem fazer para as mulheres negras terem acesso a programa de TV (a negra é linda)
14 – Na Zona Leste Sapopemba. Qual a proposta do candidato para melhoria no geral?
15 – Qual a proposta dos candidatos com relação a pedofilia? O que dizem sobre Planos para Bolsas de Estudo através do Esporte? (Leonardo Salles Ulpan)
16 – O que vocês acham de controlar o alto índice de natalidade que vem crescendo cada vez mais na periferia e com a população carente de nosso país? (Herivelto)
17 – Todos estão falando de união o que falta aos políticos ou a Câmara para que mude o quadro da Educação em um país como o Brasil?
18 – Quais as propostas para Educação no Brasil. Cite alguns e o que o seu Partido fez para aprová-los e cite alguns que o seu Partido fez e foi aprovado até então?
19 – Quais são suas propostas para melhorar a vida das pessoas independente de raça?
20 – Qual seu projeto contra a pedofilia e a criminalidade?
21 – Drogas nas escolas. Como combater este problema terrível?
22 – Os candidatos vêem a proposta de cotas sociais nas unviersidades públicas de maneira desfavorável ao povo negro, vez que, de uma maneira geral, todas as etnias sofrem com percentuais de exclusão. Neste tema, e constitucionalmente, também merecem acesso digno ao ensino? (André Luis)
23 – Gostaria de ver garantido o direito de todo o povo brasileiro que como eu trabalhou durante 30 anos e agora depende do fator previdenciário. Até quando?
24 – Qual a opinião de vocês quanto ao projeto de lei que já foi aprovado no Senado para a extinção do 13º Salário? Ressalto que a impressão que temos é que vocês estão aguardando o fim das eleições para aprovar essa Lei?
25 – O que você pretende fazer em relação ao acesso para deficientes em vias públicas?
26 – Você acha que as cotas futuramente não podem causar comodismo, sobre a situação dos negros no país? Qual seria a sua postura perante o fato?
2 7 – Em relação as violências nas ruas quais são as suas propostas para diminuir a violência entre os jovens?
28 – O que os candidatos vem hoje para os jovens da periferia de S. Paulo. Quais projetos serão efetuados para que haja uma mudança para os jovens que por não ter incentivo no esporte estão se drogando?
29 – A idéia de cota pode ser uma soução breve, mas poderia ter aumento da Educação de cursos preparatórios para que nós negros possamos concorrer com pessoas preparadas. (Pois as cotas parece ser um preconceito para pessoas despreparadas). O que irão fazer?
30 – Qual o significado de ações afirmativas (Thiago Lopes – Cuba)

Da Redacao