Brasília – O documentário “Jonas. Só mais um” do cineasta Jefferson De – a maior expressão brasileira do cinema negro contemporâneo – terá apresentação especial no Programa Cenas Brasileiras, da TV NBR – a TV do Governo Federal.
Jefferson De é diretor de filmes como “Carolina”, que conta a história da escritora Carolina de Jesus, e de “Brother” – um longa metragem ainda inédito, gravado no Capão Redondo, em São Paulo, que tem a participação de atores como Caio Blatt, Cássia Kiss e Ailton Graça.
Documentário
No documentário o diretor conta a história do assassinato do jornaleiro negro Jonas Eduardo Souza Santos, morto pelo segurança Natalício Martins na porta giratória de uma agência do Banco Itaú, centro do Rio.
O filme abre espaço para o depoimento do pai, da mãe e de irmãos do jornaleiro morto em dezembro de 2.006. O assassino, depois de ser absolvido pelo Tribunal de Júri – julgamento depois anulado pelos desembargadores da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por decisão unânime – continua foragido, embora tenha contra si uma ordem de prisão desde outubro do ano passado.
Após a apresentação de “Jonas” – que vai ao ar na próxima quinta-feira, 20/11, às 22h30 – Dia Nacional da Consciência Negra – haverá debate com a participação do Alexandro Reis, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e do jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress e coordenador do Movimento Brasil Afirmativo, que debaterão as políticas públicas para o combate ao racismo.
O Cenas do Brasil é um programa semanal, com uma hora de duração, que coloca em debate temas de interesse nacional, a partir da avaliação das políticas públicas implementadas em cada área. A NBR pode ser captada por antena parabólica ou por assinantes da NET – Canal 13. A gravação do programa acontece nesta sexta-feira (14/11), às 14h30, nos estúdios da NBR, na Torre de TV, em Brasília.

Da Redacao