Brasília – Representantes das seis principais centrais sindicais do Brasil participam nesta terça-feira (02/03) de Oficina para discutir a adoção de ações afirmativas no mercado de trabalho, promovida pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A programação, que será aberta às 9h pelo ministro Edson Santos, se estende até 18h. Já confirmaram participação a presidente do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR), Cleonice Caetano Souza, o Secretário Nacional da Diversidade da UGT, Magno Lavigne (foto), além de mais 50 sindicalistas da CGTB, CTB, CUT, FS, NCST e UGT.
Entre os convidados estão a pedagoga Telma Aparecida Andrade Victor, secretária de formação da CUT e diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), que vai relatar experiências exitosas nas negociações entre patrões e empregados.
Os representantes da SEPPIR – a chefe de gabinete Sandra Cabral, o subsecretário de Políticas de Ações Afirmativas, Martvs das Chagas e o ouvidor, Humberto Adami Santos Jr – abordarão temas como o Plano Nacional de Implantação da Lei nº 10.639/03 e o Estatuto da Igualdade Racial. Também falarão sobre cláusulas específicas para a promoção de igualdade de oportunidades para trabalhadores.
Após o encontro, será definida uma estratégia comum para a aplicação de ações afirmativas no mundo do trabalho.

Da Redacao