S. Paulo – Há mais de 500 anos a diáspora negra – imigração forçada de milhões de negros africanos para as Américas, alvos do tráfico negreiro – trouxe ao Brasil uma enorme diversidade de línguas e culturas. A presença da identidade africana foi fundamental para nossa formação cultural, influência enraizada na música e na dança. As Pílulas de Cultura, evento mensal de cultura negra, aborda neste mês de julho o tema: “A Arte de Dançar na Diáspora". Por meio de espetáculos, oficinas e debates, profissionais da dança descreverão um cenário das diversas linguagens das danças contemporâneas e a sua influência com a Diáspora com o foco nas culturas afro-brasileira e africana.

A Pílula acontece dia 28 de julho de 2013, domingo, no Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000), das 16h às 20h, com entrada franca. O evento é uma parceria do Instituto Feira Preta e Kultafro e traz a cantora e bailarina Guineana Fanta Konatê, que apresentará um pocket-show de seu novo espetáculo, que conta sua história de vida, assim como os 10 anos no Brasil e sua carreira internacional; as suas novas composições melódicas e dançantes também integram a apresentação que propõe uma Diáspora atual Guiné/Brasil, contemporânea e ancestral.

A família de Fanta é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, da região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembé e a música dos Griots.

Samba-rock

O samba-rock também marca presença nas Pílulas. O professor Leonardo Cordeiro, um dos mais conceituados profissionais deste estilo em São Paulo, integrante de diversos projetos que ensinam e incentivam a cultura do samba rock. Ele atua na área da Cultura por meio de ações voltadas para o Samba Rock, com aulas de dança, bailes, shows e apresentações na cidade. Em 2011, foi premiado com o “Oscar do Samba Rock”.

Em 2012 participou pela primeira vez do Samba Rock Day, evento que reúne os professores que mais destacados em aulas e movimentos que favorecem a cultura. Idealizador, criador e coordenador do Movimento Samba Rock Cultural que visa difundir, fomentar, e multiplicar as danças e a cultura Samba Rock, Cordeiro mostrará, com habilidade e um apurado método de ensino que já levou milhares de alunos a amarem esse estilo de dança, como dar os primeiros passos.

Núcleo de Dança Pélagos também se apresenta no dia. A companhia nasceu por iniciativa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira de criar um movimento voltado aos jovens da periferia. A base do trabalho corporal do Núcleo é orientado pelo método Educação do Movimento, técnica criada pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo, na qual Rubens Oliveira se formou.

O Núcleo apresentará o espetáculo “Volúpia”, que fala das paixões do adolescente quando ama, as sensações, gestos, emoções que vivem nessa fase. A temporada de estréia do espetáculo por CEUs e teatros na cidade de São Paulo atraiu um público de 6000 pessoas em dois anos de apresentações.

Confira a programação

Pílulas de Cultura Feira Preta 2013 – A Arte de dançar na Diáspora

16h – Performance DJ residente MF

17h –  Roda de Conversa: A Arte de Dançar na Diáspora com:

Fanta Konatê

Rubens – Gumboot Brasil Dance e Núcleo de dança Pélagos

Prof. Leonardo  Cordeiro

18h30:  Aula interativa de Samba Rock com Professor Leonardo Cordeiro

19h: Apresentação de Dança afro contemporânea, espetáculos de Fanta Konatê e Núcleo de Dança Pélagos

Dia: 28 de julho de 2013

Horário: Das 16h – 20h 

Classificação: Livre

Local: Sala Adoniran Barbosa (622 lugares) –

Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000) Informações: (11) 3397-4002

 

Da Redação, com informações do assessor de Imprensa do Pílulas de Cultura, Lau Francisco