Bogotá/Colômbia – O diário El Espectador e a Fundación Color da Colômbia escolheram a jornalista Mabel Lara (foto), apresentadora de Notícias da TV Caracol, como uma das 12 personalidades negras do país, que mais se destacaram em 2010.
Mabel foi a representante da Colômbia na delegação de jornalistas brasileiros – entre os quais a Afropress – que, a convite do Departamento de Estado, esteve em Washington e Atlanta fazendo a cobertura do Plano Brasil Estados Unidos para a superação da discriminação racial (JAPER, na sigla em inglês).
Segundo o Jornal, a jornalista fez parte das personalidades de maior credibilidade do jornalismo televisivo, em 2010, com reportagens e apresentação de documentários especiais pelas regiões do país, como demonstração de seu compromisso social. O Jornal destaca que ela é uma das preferidas do público.
Prêmio
O El Expectador e a Fundacion Color criaram uma lista dos 12 afrocolombianos que mais se destacaram com o objetivo de mostrar a cara de progresso da população negra, incluindo setores como Educação, Saúde, Forças Armadas, Academia, Juventude, Meios de Comunicação, entre outros. Destacam que que o Prêmio não implica em negar a pobreza e a discriminação, mas dar uma imagem mais completa da sua realidade.
“Em todos os campos há colombianos negros que se destacam, assim essa população tem reconhecimento especial e quase que exclusivamente quando um de seus membros brilha no esporte. Por isso El Espectador e a Fundacion Color de Colombia decidiram criar um reconhecimento para visibilidar sua contribuição ao país. Dessa forma se busca ajudar a corrigir o estereótipo social, mutias vezes reforçado pelos meios de comunicação que coloca os afro-colombianos em condição de inferioridade”, afirmam.
Foram listados 36 nomes, entre os quais 14 mulheres. No início do próximo ano haverá um encontro em Bogotá com os listados e ganhadores para celebrar a diversidade na Colômbia.
Veja quem são os ganhadores
Música e Artes
ChocQuibTown / A banda de Hip Hop funk afro-colombiano
Prêmio Vida e obra
Cicerón Flórez Moya / Subdiretor do diario ‘La Opinión’, de Cúcuta
Arnoldo Palacios / Escritor
Setor Privado
Florentino Blandón Palacios / Presidente de Transportes Progreso del Chocó Ltda.
Educação
María de Jesús Berrío / Reitora da Instituição Educativa Técnica de Pasacaballos, Cartagena
Movimento Social;
Aura Dalia Caicedo / Diretora da Rede Nacional de Mulheres Afrocolombianas ‘Kambirí’ (“Déjame entrar en esta familia”)
Saúde
William Libardo Murillo / Cirurgião plástico
Ciência e Tecnologia
Raúl Cuero / Ph.D en microbiologia, cientista investigador
Justiça|
Alexei Julio Estrada / Magistrado auxiliar da Corte Constitucional
Forças Armadas
Jairo Eligio Orobio Sánchez / Capitão de Corveta
Meios de Comunicação e Jornalismo
Mabel Lara / Apresentadora de Notícias da TV Caracol
Academia
Alfonso Múnera / Vice Reitor de Investigação da Universidade de Cartagena, Phd em História
Setor Público
Paula Moreno Zapata / Ministra de Cultura, entre 2007 e 2010
Jovem
Bonnie Prado Pino / Estudante de Doutorado em Engenharia Aeroespacial

Da Redacao