Em noite de lua azul, sexta-feira, dia 31 de agosto, data em que lembramos o II Ano da Conferência de Durban, a I Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial,a Xenofobia e as formas conexas de intolerância, a Assembléia legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, ficou com perfume de rosas negras… as rosas que falam!
Quem estava lá viu e sentiu a energia viva do primeiro grupamento feminista da Frente Negra Brasileira, intitulado ROSAS NEGRAS por trazê-las no peito (que surgiu nos idos 1934), e hoje dá nome a esta bela homenagem às mulheres negras.
A cerimônia foi realizada no plenário e em parceria com a Deputada Estadual Rosangela Gomes, que ficou ao centro presidindo a Mesa. À sua esquerda, a Dep. Federal Benedita da Silva , Ângela Fontes – Presidenta do CEDIM e Ignez Teixeira – CIAFRO. À direita, estavam Dolores Lima – CETRAB, Neusa Pereira das Dores – COISA DE MULHER e Mara Ribeiro – SEEDUC/RJ.
Nem preciso dizer que numa noite como essas, celebramos e confraternizamos, e vamos dos risos às lágrimas… é gostoso demais estarmos juntas num ambiente que não seja só o nosso frount de batalhas do dia a dia. E é por essas e outras que faço questão de não perder um babado como este. As Pretas capricham mesmo!!!!
Na sexta-feira de Oxalá, prevaleceu o branco! Começando pela Mesa, Inez Teixeira também estava … toda estilosa, ela foi com um torço, colar, batom e até uma jaqueta de couro, todos em tons de terracota. Arrasou! Ialorisá Dolores de Oyá, foi IMPECAVELMENTE linda com a nobreza do tecido branco; Neusa Pereira , sempre fashion e descolada, mais uma vez inovou com um sapato de couro vermelho com fivelas prateadas; já Mara Ribeiro estava clássica com uma regata branca e um blazer discretamente estampado com flores…..
Ainda de branco, também estava Ana Felipe com uma blusa de linho chiquérrima; Dayse Marcelo, com vestido , na altura dos joelhos e uma belíssima echarpe dourada sobre os ombros; Berenice Aguiar foi com um vestido azul petróleo com um bordado de pedras e lantejoulas na altura do coração e blazer de linho branco, por cima; Joselina Silva, diretamente de Juazeiro do Norte, causou com uma echarpe em vários tons de azul, sobre o seu branquinho; Margareth Ferreira, diretamente de Cabo Frio, estava com um vestido (que até agora não sei se é azul ou verde!) e a sua boa blusa branquinha por cima!!! Jussara, Ruth Pinheiro, Israel Evangelista e Zezynho Andrade (blusa branca com listras azuis).
Lá também estiveram Cátia Cruz… não tirei os olhos dos brincos de pedras multicoloridas. ADOROOOOOOOO!! Josina cunha, a estilista das pretas, está cada vez mais impossível: trabalhou na onça total! Vestido acetinado e casaquinho e ainda uma bota preta completando o visual! Arrasou! Eu tenho pra mim que não é só bom gosto não…. tem cara de amor no ar!!!!!!
No entanto, minha gente, Vanda Ferreira também passou por lá, perfumando o ambiente completamente com a sua doçura e elegância de sempre. Destaque para sua sapatilha dourada e uma rosa negra como detalhe!!! Ana Cruz, estava com um vestidinho preto, com detalhes em renda (totalmente antenada com a tendência da estação!).. um mimo!
E pra completar o visual, um lindo colar dourado de uma beleza singular. Cláudia Vitalino, com aquela pele de seda, parecia mesmo uma boneca com seu lindo vestido estampado étnico; Ana Lúcia Tobossi, inovou total: mini alacá, lilás com um suave estampado! E pode isso, gente?!
Jurema Batista, estava clássica com um vestido estampado discreto e um blazer marrom; Kênia Mello também estava linda com seu vestido estampado em tons de laranja, num modelito estilo “Muricy”; Fátima Cidades, a guerreira de São Gonçalo, estava felicíssima e elegante com seu vestido justinho e discretamente estampado e um blazer cinza .
Não posso me esquecer da anfitriã, Rosangela Gomes Angela Fontes e da nossa Benedita da Silva que optaram por um visual mais clássico nos tons de cinza e preto. Eu também estava monocromática….”simplesinha”, pra não ofuscar as homenageadas!
Já, Clátia Vieira, que na ocasião, foi muito lembrada no cerimonial, pela firmeza nas suas posições e intervenções acaloradas, surpreendeu a todos com uma linda sapatilha dourada, purpurinada, estilo boneca! Menina , mulher da pele preta!!!!
Para registro na história, as homenageadas foram: Ana Cruz, Berenice Aguiar, Dayse Marcelo, Sara Miranda, Damiana Florêncio, Cláudia Vitalino, Fatima Cidades, Salete Grace, Carmen da Silva, Fátima Santos, Margareth Ferreira, Simone Clara, Kênia Mello, Sheila Botelho, Solange, Madalena, Rosemar de Souza, Gisele Cardoso, Mariléa Ormond e Jurema Batista.
É isso! Cada homenageada, recebeu uma moção emoldurada, prontinha pra colocar na parede… e um lindo broche de ROSA NEGRA . E agora? Alguém ainda tem dúvidas de que as ROSAS falam?
Vou ficando por aqui, gente. Até a próxima!
Vejam as fotos no blog do Zezynho Andrade: http://aquieumevejo.blogspot.com.br/

Adriana Baptista