A Conferência também marcará o 10º. Aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johanesburgo, em 2002.
Desta vez, todos nós queremos saber se haverá mesmo um comprometimento político, principalmente, dos EUA e da China (maiores poluidores do mundo) para salvar o planeta. Os dois temas em foco na Conferência serão: 1- a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e 2 – o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
No entanto, vários eventos paralelos surgem com força total, em alguns pontos da cidade e, aqui, quero destacar a importância da CÚPULA DOS POVOS, sob a responsabilidade do Comitê Facilitador da sociedade Civil.
Localizado no Aterro do Flamengo, com atividades entre os dias 15 e 23 de junho, as Instituições e Projetos ficarão organizados em stands e tendas, com os mais variados temas abordados, dentre os quais, as relações de gênero, raça, empreendedorismo sustentável, cultura, religião, diversidade.
Já está confirmada a presença de representantes do Quilombo do Sacopâ, Rádio Mamatera, Aqualtunes, União Brasileira de Mulheres (Núcleo Nova Iguaçu), Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras, CONEN, e muito mais! Confiram programação parcial : www.cupuladospovos.org
A cidade, já está maquiada (ôps!) para receber os Chefes de Estado e de Governo do mundo inteiro!
Não sei onde foram parar a população de rua e os usuários de crack! As Forças Armadas já estão em alguns pontos estratégicos (Para “Eles”, evidentemente! Aliás, a comunidade do Chapadão pede socorro! Alô , alô Governador!).
Pra quem não quer ficar de fora desse importantíssimo evento, confiram os locais no site : http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/locais-da-conferencia
A imprensa independente sequer recebeu email de confirmação da Coordenação do evento, por meio do cadastramento on line, que terminou no dia 14 de maio. Mas, nós estaremos lá e contaremos tudinho pra vocês! Pronto, falei!!!
Maior Comenda do Estado do Rio de Janeiro
No dia 14/06, quinta-feira, as 18h, o Plenário da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro vai ficar pequeno para receber os amigos(as) e companheiros(as) de luta por uma sociedade mais justa e menos desigual da nossa queridíssima VANDA FERREIRA e de ALEXANDRE HENDERSON.
Justa Homenagem da maior Comenda do Estado do Rio de janeiro: Medalha de Mérito Pedro Ernesto. Estarei lá de olho em tudo e em todos(as)!
Mais do Rio…
Na manhã de sábado, dia 16/06, os agitos ficam por conta da criançada!
Lançamento da coleção de livros infantis, NANA E NILO, de Renato Noguera. Um mergulho no universo da cultura afro-brasileira, sob o olhar curioso de duas crianças! DELÍCIA!
Reserve o seu exemplar! Anotem aí: CASTELINHO DO FLAMENGO (Praia do Flamengo, 158 – Flamengo/RJ) AS 10H!
Pra quem quer ficar pelas bandas de Madureira e reviver os bons momentos do Bloco Afro AGBARA DUDU, é só chegar! A tradicional agremiação, que nasceu há 30 anos, homenageia sua fundadora, VERA MENDES (que já foi pra Orún), numa programação pra lá de emocionante!
Além, é claro, dos quitutes, cerveja gelada, bom batuque, dança, exposição fotográfica de Ierê Ferreira e gente bonita e feliz!
DIA 16/06- (SÁBADO), a partir das 13h . Gente, eu ainda era uma menina quando me encantei com o Agbara…. A profusão de cores nas vestes, cabeças pensantes, o povo preto e lindo, o cheiro do peixe frito, acarajé, e caldinhos diversos…. Hummmmmm eu volto aqui depois pra contar tudinho como foi!!!!
E quem disse que Domingo é dia de descanso? A feijoada mais esperada do ano chegou! DIA 17/06 – LANÇAMENTO DO AKOBEN, movimento criado pela classe artística e de produtores negros que gritam por uma política cultural honesta, inclusiva e verdadeiramente democrática!!!! Se achegue, dê a sua contribuição, reflexões e ações se fazem necessárias! Depois, saboreie a feijoada e curta a programação cultural que promete! DAS 13h AS 18h, NO SINDISPREV –
Axé!
Até a próxima!

Adriana Baptista