Cleveland/Ohio – Edson Cadette, 47 anos, que brasileiro que vive há 18 nos EUA, Colunista de Afropress, está em Ohio na campanha do senador Barack Obama, candidato do Partido Democrata, que pode se tornar nesta terça-feira, 04 de novembro, o primeiro negro a chegar a Presidência dos EUA.
Ele chegou a Ohio, no domingo, depois de viajar 12horas de ônibus de Nova York, onde vive, integrando uma caravana de 40 ativistas pró-Obama, organizada pelo Sindicato no qual trabalha, o 32 BJ, que reúne empregados em edifícios, ascensoristas e porteiros, cuja base abrange Nova York, New Jersey, Washington e Connecticut.
Na noite desta segunda (03/11), Obama esteve em Ohio, segundo Cadette, participando de eventos de campanha com o cantor Bruce Spreegsteen, que reuniu milhares de pessoas. “O entusiasmo por aqui é muito grande e todos parecem ter a sensação de estarem vivendo um momento histórico não apenas para os Estados Unidos mas para o mundo”, disse Cadette.
Ohio é um estado de maioria de população branca – cerca de 85% -, considerado um dos Estados em que a disputa é muito acirrada, embora nas pesquisas Obama também esteja na frente do rival, o senador republicano John McCain.
Euforia
O trabalho de Cadette e da caravana, hospedada no Hotel Crown Plaza, centro de Cleveland, é percorrer as ruas em grupos, estimulando as pessoas a não esquecerem de votar e indicando os locais de votação. “O clima é de muita euforia”, informa o Colunista de Afropress, acrescentando que as pessoas estão permanecendo nas filas de votação, em média, até três horas. As urnas foram abertas às 6h da manhã e a votação será encerrada às 21h.
Entusiasmado e confiante na vitória, Cadette se disse emocionado, ao fazer contato telefônico para a Redação de Afropress, por volta das 10h. “Eu não gostaria de estar em nenhum outro lugar nesse momento. Eu estou participando da eleição que elegerá o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. É um momento histórico”, concluiu.
Em campanha
Em abril passado, o correspondente de Afropress já havia feito campanha nas primárias da Philadélfia para onde também se deslocou numa caravana organizada pelo Sindicato. Com outros 40 ativistas sindicais, Cadette, que exerce a função de assistente do Departamento de Compras do Sindicato, percorreu ruas visitando, em especial, negros e latinos e pedindo votos para Obama nas primárias disputadas com a ex-primeira dama Hillary Clinton, a quem acabou vencendo.

Da Redacao