Vitória/ES – A população capixaba homenageou o gênero que é patrimônio cultural brasileiro, no domingo que passou (01/12), e participou em massa do do Circuito comemorativo ao Dia Nacional do Samba. O Circuito se tornou o maior evento do gênero, sucesso de público e crítica e foi encerrado com apresentação da grande dama do Samba, dona Ivone Lara.

O centro da capital do Espírito Santo foi literalmente tomado por sambistas de todas as idades e de todos as cidades do entorno. Segundo Mozart Serafim, idealizador e produtor geral do evento e uma das mais importantes lideranças do movimento negro capixaba, um público estimado em 30 mil pessoas, ocupou a Praça Costa Pereira, Rua Sete de Setembro, Rua Coutinho Mascarenhas, Praça Ubaldo Ramalhete e Rua Professor Baltazar.

Atrações

No total 26 atrações e convidados participaram das apresentações mostrando as várias vertentes do Samba. O circuito começou às 08 horas com o Chorinho, às 10h, com quatro rodas de samba tocando simultaneamente, è as 15h30, apresentação de sambas-enredo do carnaval de Vitória 2014, que promete ser um dos mais animados do país.

De acordo com Edson Papo Furado, que participou da organização, o circuito veio prá ficar: “O Samba, os sambistas e o Centro de Vitória, há muito tempo esperavam por um evento como esse, no morro hoje é só alegria”, disse.

Mozart Serafim fez questão de agradecer a parceria com a CUFA – Central Única das Favelas, do Rio e Amigos do Samba, além da colaboração pessoal da deputada Federal Iriny Lopes e do vereador Vinícius Simões.

Mozart Serafim destacou a importância do apoio dos patrocinadores, do Governo do Estado por meio do Secretário da Cultura, Maurício Silva, e da Prefeitura de Vitória por meio do Secretário de Cultura, Alexandre Lima. “Não posso deixar de lembrar os apoiadores COFRIL, KI-FRANGO e THIMOTINA, aos companheiros que voluntariamente colaboraram na organização do evento, aos artistas que se apresentaram com profissionalismo e paixão ao Samba, ao público do samba que prontamente atendeu à convocação para comemorar o Dia Nacional do Samba e com muita alegria e civilidade deu seu show à parte, e finalmente aos moradores que sempre tem apoiado todos os eventos de revitalização do Centro de Vitória”, enfatizou.

Ele anunciou que em 2014 o Circuito deverá apresentar novidades e a idéia é melhorar a infra-estrutura aumentando a quantidade de banheiros químicos, o policiamento, o número de ambulâncias e o espaço reservado às crianças para recreação.

 

Da Redação, com informações da Assessoria de Comunicação do Circuito do Samba