S. Paulo/Salvador/Recife/Rio – Com o desfile de Escolas de Samba e blocos nas principais capitais e cidades do país, começou nesta sexta-feira e vai até o meio dia da próxima quarta, 1º/03, a maior festa popular do Planeta – o Carnaval do Brasil.
Em S. Paulo, a Gaviões da Fiel, abriu o desfile às 23h20, no Anhembi. A Rosas de Ouro e a Nenê de Vila Matilde foram, respectivamente, a segunda e a terceira escola a entrar no Sambódromo, com enredos falando do negro.
A Rosas falou da trajetória da população negra ao longo da história. A Nenê também falou do negro, porém de uma forma mais romântica, lembrando a ópera negra Lídia de Oxum. O cantor, apresentador e empresário da TV da Gente, José Neto de Paula, Netinho, o secretário de Justiça, Hédio Silva Jr., foram destaques na Nenê.
Na noite de sexta e madrugada de sábado ainda desfilaram a Acadêmicos do Tatuapé, a Império da Casa Verde – campeã do carnaval passado -, além da Camisa Verde e Branco, a Vai-Vai e a Mocidade Alegre.
Em Salvador e Recife, blocos e trios elétricos abriram a folia. Em Recife o “Galo da Madrugada”, o maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o “Guiness Book”, o livro dos recordes, ampliou o percurso de seu desfile de três para 4,5 quilômetros. Cerca de 1,5 milhão de pessoas desfilarão com o Galo, que escolheu este ano o tema “Rumo ao Hexa”, em homenagem à seleção brasileira.
Em Salvador, o Observatório da Discriminação Racial colocará à disposição dos foliões, uma infra-estrutura na Ladeira de S. Bento, que inclui plantão de advogados, central de notícias e Ouvidoria, além de um serviço de 0800 receber denúncias de racismo. Por intermédio do número 0800-2840106, pessoas vítimas de discriminação racial, violência policial, cordeiros sem equipamentos de segurança e crianças catando latinha, entre outras ocorrências, comuns na população negra, poderão encaminhar as denúncias.
O instituto de Mídia Étnica fará a cobertura das atividades negras no carnaval de Salvador, através do Hotsite, http://www.correionago.com.br, que está no ar, desde sexta-feira, com informações sobre os Blocos afros, Afoxés, de Samba e de Reggae, que desfilarão nos circuitos tradicionais da festa.
Na noite deste sábado, em S. Paulo, desfilam a Unidos do Peruche, Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Leandro de Itaquera, Mancha Verde e X-9 Paulistana.
No Rio desfilam as Escolas de segundo grupo esquentando para o grande desfile das Escolas que começa neste domingo e prossegue na segunda-feira de carnaval. As Escolas vencedoras em todo o país serão anunciadas na quarta-feira de cinzas.

Da Redacao