S. Paulo – O Sindicato dos Comerciários de São Paulo promove nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/11), o Seminário Capacitação de Dirigentes Sindicais do Comércio sobre a Questão da Igualdade de Oportunidades da População Negra.
O Seminário, que acontece no Hotel Eldorado (Av. São Luiz, 234 – Centro), será aberto a partir das 9h, pelo presidente Ricardo Patah. O Sindicato, sob a liderança de Patah, foi a primeira entidade a assinar acordos, nos quais as empresas se comprometem a adotar cotas.
Entre as empresas estão Casas Bahia, Redes Marabrás, a Camisaria Colombo, a primeira a assinar um acordo desse tipo com o sindicato.
Nesta quarta será discutida a caracterização da população negra no mercado de trabalho metropolitano e no setor do comércio, políticas públicas direcionadas à inclusão social (Seppir e Prefeitura de S. Paulo) e o perfil social, racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, baseado na pesquisa 2005 do Instituto Ethos de Responsabilidade Social.
Na quinta, haverá debate sobre Trabalho decente e Igualdade de Gênero e Raça, a dimensão política da pobreza e as desigualdades sócio-raciais e um Plano de Trabalho dos Comerciários sobre a questão da Igualdade de Oportunidades à População Negra.
Já estão confirmadas as presenças de Sandra Teixeira, pela Seppir, Dojival Vieira, pela CIM-Diversidade da Prefeitura de S. Paulo, Benjamin Gonçalves do Instituto Ethos, Solange Sanchez, da OIT, e Terri Lapinski, da AFL-CIO, a central sindical norte-americana.

Da Redacao