S. Paulo – O Comitê Internacional que prepara a Conferência Interamericana de Promoção da Igualdade Racial – a Santiago + 5 – reúne-se nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/12) no Escritório da Presidência da República, em S. Paulo, para discutir detalhes e condições de participação na Conferência marcada para os dias 26, 27 e 28 de abril de 2.006, no Hotel Blue Tree, em Brasília. O Comitê é composto por Chile, Uruguai, Canadá, Estados Unidos e Colômbia, além do Brasil.
A Conferência será a primeira a reunir os 34 países da Organização dos Estados Americanos (OEA) após a Conferência Mundial contra o Racismo realizada em Durban (África do Sul) em 2.001.
Antes disso, nos dias 13 e 14 de março, também em Brasília, haverá reunião do Grupo que prepara a Convenção Interamericana contra o Racismo prevista para julho do ano que vem, também em Brasília.
O Grupo é presidido pelo diplomata brasileiro Silvio Albuquerque e tem como representante do Estado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Douglas Martins. Segundo Douglas, a reunião no Brasil dos 34 países da OEA representa o reconhecimento da Organização ao esforço que o Governo brasileiro vem fazendo para colocar na pauta a questão da promoção da igualdade racial.

Da Redacao