S. Paulo – A Coordenadoria Especial de Assuntos da População Negra do Município de S. Paulo reuniu-se neste sábado, 22/10, com bolsistas do Senac, beneficiários de bolsas em cursos da instituição, para falar da necessidade de ações afirmativas no mercado de trabalho.
O encontro, aberto pelo presidente da CONE, Mário Côrtes, aconteceu no auditório da Câmara Municipal de S. Paulo, e reuniu cerca de 200 bolsistas, que ouviram exposições do próprio Cortes e da ativista Mafoane Odara, do Centro de Relações do Trabalho e Desigualdades – CEERT -, e do jornalista Dojival Vieira, que representou o Secretário Municipal do Trabalho Gilmar Viana, como presidente da Comissão Intersecretarial de Monitoramento e Gestão da Diversidade – CIM- Diversidade, criada pela Secretaria.
O coordenador da CONE falou das iniciativas do órgão, vinculado à Secretaria de Participação e Parceria, e defendeu a importância da participação da juventude na luta por mais espaço no mercado de trabalho.
Mafoane Odara expôs os indicadores da desigualdade que demonstram que a população negra sofre discriminação no mercado, é a maior vítima do desemprego e ganha menos.
Por sua vez, Dojival Vieira, disse que a Secretaria do Trabalho, por orientação do Secretário Gilmar Viana, está empenhada em desenvolver, por meio da Comissão da Diversidade – que reúne representantes de todas as Secretarias e SubPrefeituras, um trabalho de sensibilização dos gestores públicos e defesa do recorte racial e de gênero nas políticas públicas.

Da Redacao