S. Paulo – Um incidente marcou a mesa de debates sobre “Tolerância como escopo ético e jurídico da política educacional: a LDB e a liberdade de crença”, que foi juntada à mesa sobre “Réus em potencial: como vivem e morrem os jovens pobres e negros brasileiros”, que teve como mediadora a professora Maria Fernanda, da Universidade Zumbi dos Palmares, e expositora a ex-secretária de Justiça, professora Eunice Prudente.

A consultora norte-americana Mable Yvory, presidente fundadora da empresa Yvory Global Advisors, de Nova York, se retirou da mesa e foi seguida pelo professor Johnny Taylor Jr., presidente e executivo do Thurgood Marschal College Foundation, por discordar da afirmação feita pelo jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress de que a modalidade de racismo praticada nos EUA e no Brasil são diferentes.

O jornalista que foi um dos expositores explicou que  nos EUA nascer com uma gota de sangue negro torna a pessoa negra, o que não  acontece no Brasil, em que a característica física como a cor da pele e o cabelo, é o que determinam o ser negro. Yvory, se dizendo espantada, se retirou do debate em atitude considerada desrespeitosa e deselegante por boa parte dos presentes. Foi seguida por Taylor.

Deselegância e grosseria

Os dois disseram não aceitar tais diferenças, o que levou o jornalista a lembrar que as diferenças entre as modalidades de racismo, são um dado histórico conhecido. “Temos no Brasil a modalidade de racismo mais sofisticada do planeta. Enquanto nos EUA a base foi a segregação, no Brasil a elite racista buscou aniquilar a própria existência negra com as políticas de branqueamento”, afirmou.

No final da mesa – que contou com exposição do padre Jose Ennes, do Instituto do Negro Padre Batista – o jornalista lembrou que, provavelmente, os representantes americanos desconhecem o conceito do sociólogo Oracy Nogueira, que já nos anos 50, definia o racismo brasileiro como racismo de marca, em contraposição ao racismo de origem existente nos EUA. Lembrou que a atitude de intolerância ao debate respeitoso das idéias aconteceu justamente na mesa em que o tema era tolerância.

Da Redacao