S. Paulo – A Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania promove nesta sexta-feira (14/11) em comemoração ao mês da Consciência Negra, o lançamento do “Calendário Memórias da Negritude 2015”.

O Calendário tem como objetivo resgatar a história e preservar a memória de ativistas que contribuíram para a inclusão e o desenvolvimento dos negros em todo o mundo. O ato de lançamento acontecerá no auditório da Associação dos Advogados de São Paulo e contará com a presença do secretário adjunto da Justiça, Gilberto Nascimento Júnior. 

Entre os homenageados presentes no encarte estão o pastor batista e ativista Martin Luther King, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, o professor Hélio Santos e a deputada estadual Theodosina Ribeiro. “Cada personagem aqui retratada mostra que a relação com os conceitos de cidadania e democracia é uma discussão que exige grande dedicação, estudo e persistência”, disse Elisa Lucas Rodrigues, coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena.

"A publicação deste calendário é uma homenagem à trajetória de vida destas personagens que se dedicaram ao combate do racismo e a promoção da desigualdade social", ressalta Elisa. Serão impressos 5000 calendários.

A publicação será distribuída para diretorias de ensino, secretarias estaduais e prefeituras. Também serão contempladas Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas  ao movimento negro e conselhos municipais da comunidade negra. 
 

Da Redacao