S. Paulo – A Coordenadora de Políticas para as Populações Negra e Indígena do Estado de S. Paulo, professora Elisa Lucas Rodrigues, abriu na última sexta-feira (04/11), o Mês da Consciência Negra promovendo palestra sobre o tema “Resiliência, Persistência: pilares do sucesso”, dada pela coronel Helena dos Santos Reis, a coronel Helena da Polícia Militar. A palestra ocorreu no auditório do escritório Pinheiro Neto, uma das bancas de advocacia mais prestigiadas da capital, a convite do advogado.

Helena, de 46 anos, negra, é a primeira mulher a chefiar o Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5), responsável por 2,2 mil homens distribuídos em 96 muncípios da região de S. José do Rio Preto, interior de S. Paulo.

Ela faz parte da primeira turma mista da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), formada em 1.989, e é a mais nova coronel da Polícia Militar de S. Paulo.

Na palestra a oficial falou de sua infância difícil, e das dificuldades enfrentadas na carreira. Também falou da discriminação racial – uma realidade – que ela busca enfrentar de forma positiva. Segundo Helena, a Educação é o caminho para a superação das dificuldades

Segundo a professora Elisa Lucas Rodrigues, a coronel é um exemplo de vida e na sua carreira como oficial da PM.

 

Da Redacao