S. Paulo – O advogado Marco Antonio Zito Alvarenga, 54 anos, será o presidente da Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB (CONAD). O convite foi feito a Zito por telefone na noite de terça-feira pelo presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, depois de matérias divulgadas em Afropress, informando que o cargo estava vago desde o dia 1º de janeiro. Zito aceitou de pronto. Ele presidirá a entidade pela segunda vez, no período de 2007/2010.
“Minha recondução é o reconhecimento expresso por parte da OAB e do presidente D’Urso pelo trabalho realizado na gestão passada”, afirmou. Ele deixou o cargo no início do ano passado, para concorrer a uma vaga como desembargador do Tribunal de Justiça de S. Paulo, por indicação da OAB. Durante este período, a presidência foi ocupada interinamente pela advogada Carmen Dora.
Para o segundo mandato, Zito pretende continuar o trabalho iniciado para dar visibilidade e reconhecimento público à Comissão e, principalmente, ao advogado negro, com a discussão dos grandes temas nacionais.
Entre esses temas, ele destaca a defesa da aprovação do projeto do Estatuto da Igualdade Racial, do senador Paulo Paim (PT-RS), em tramitação há 11 anos no Congresso, bem como a divulgação de iniciativas em defesa do Selo Diversidade no Trabalho – Cidade de S. Paulo, instituído pela Secretaria do Trabalho da Prefeitura.
No caso do Estatuto, Zito diz que, inclusive, deverá convidar o senador Paim para uma palestra, afim de retomar a mobilização em defesa do Estatuto. Também, como membro do Tribunal de Justiça Desportiva, da Federação Paulista de Futebol, disse que vai propor ao ex-jogador Mário Sérgio, 4º vice-presidente da Federação, medidas no sentido de estimular a inserção de jovens negros por intermédio do esporte.
Na carta que enviou a Afropress, o presidente da OAB, havia justificado a demora, alegando a importância da CONAD “uma das comissões de maior visibilidade e prestígio da OAB SP”.
Quem é Zito
Marco Antonio Zito Alvarenga, 54 anos, é advogado formado pela PUC/SP, desde 1.983. Foi indicado pela OAB para o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal e para a mesma função no Tribunal de Justiça do Estado de S. Paulo. É conselheiro da OAB. É membro do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol.

Da Redacao