S. Paulo – O empresário, cantor e apresentador Netinho de Paula, anunciou nesta sexta-feira (11/11) a grade da programação da TV da Gente, o primeiro canal de TV feito e dirigido por negros, que entra no ar no dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.
A TV da Gente poderá ser sintonizada em sistema UHF (rede aberta) nos canais 50 e 19 e terá inicialmente seis horas de programação diárias – de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados e domingos das 15h às 21h.
A grade da programação que está sendo montada nos estúdios da antiga TV Manchete, no bairro da Casa Verde, terá os programas “Turminha da Hora”, “Encontro da Gente”, “Papo Bom de Bola”, “O Grande Júri”, “Notícias da Gente”, “Gente do Samba”, “Quem Sabe Clica”, “Esporte da Gente” e Hip Hop Show”. A jornalista Conceição Lourenço, ex-editora da Revista Raça, foi escolhida por Netinho para dirigir a TV.
O canal 50 para transmissão na cidade de S. Paulo foi conseguido graças a uma parceria negociada por Netinho com o Grupo Bandeirantes de Comunicação. “Mais do que a freqüência, a parceria com o Grupo Bandeirantes traz como vantagem a venda de espaço comercial, que será compartilhada entre as equipes das duas empresas”, afirmou Netinho.
A TV da Gente também será transmitida para a Grande Fortaleza, local da concessão da emissora, pelo canal 19 (UHF). O resto do país poderá ter acesso ao conteúdo, por parabólica, pelo satélite Brasilsat Star One – B1 Digital.
A programação do canal também será distribuída para a África, Europa, parte da Ásia e Costa Leste dos Estados Unidos. Netinho continua negociando a distribuição do sinal com retransmissores de todo o país e com operadores de TV por assinatura.
A primeira TV feita e dirigida por negros no Brasil, terá um investimento inicial de R$ 12 milhões, graças a uma parceria feita por Netinho com empresários brasileiros e angolanos e o Banco Angolano de Investimentos (BAI).
Entre os contratados da grade de programação anunciada estão Cinthya Raquel, ex- “Castelo Rá-Tim-Bum”, que estará à frente do programa infantil, o cantor André Marinho, ex-Br’oz, que liderará um programa destinado ao público jovem e o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, Hédio Silva Jr, responsável por um talk show com temas jurídicos.
A programação incluirá em 2.006 parceiros internacionais como a Black Family Chanel e a Trace TV. A TV também exibirá programas de hip hop que fazem sucesso no mercado mundial como Estados Unidos e Europa. Especializada em música, com produções na França, Japão, Alemanha e Estados Unidos, a Trace TV fornecerá clipes, programas de entrevistas e shows. Da Black Family, que pertence ao ex-campeão mundial de box Evander Holyfield, a Marlon Jackson (irmão de Michael e ex-Jackson Five) e Robert Towsend, virá programas infantis e esportivos.
A proposta da TV é ter um olhar para a diversidade racial brasileira. “Não vamos excluir os brancos do nosso canal. Queremos ter um olhar para o Brasil e a população negra é parte integrante do país e deve estar representada em todos os setores, inclusive na TV”, afirma Netinho.

Da Redacao