S. Paulo – A Secretaria para Assuntos da Diversidade Humana e a Secretaria da Mulher da União Geral dos Trabalhadores (UGT) promovem de hoje, 25/03, até quinta-feira, 27, no Hotel Terras Altas (Rodovia Régis Bittencourt Km 292,5), em Itapecerica da Serra, cidade da região metropolitana da Grande S. Paulo, a II Conferência de Gênero e Raça.

O editor de Afropress, advogado e jornalista Dojival Vieira fará a principal palestra da tarde, prevista para começar às 15h, e abordará "A questão racial e todas as formas de discriminação".

A Conferência foi aberta nesta terça-feira pelo presidente da UGT, Ricardo Patah, e pela secretária nacional Ana Cristina Duarte (foto). A Conferência tem como objetivo impulsionar a incorporação de gênero e raça nas diversas secretarias da central, que é a terceira maior central sindical do país, transversalizando temas e avançando nas bandeiras de luta da classe trabalhadora e da sociedade.
 

Segundo Ana Cristina Duarte, durante os três dias "também serão analisados os avanços obtidos por meio das diretrizes aprovadas na I Conferência realizada no ano passado na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários em Praia Grande, na Baixada Santista, e traçar estratégias para a efetiva aplicação de políticas afirmativas de gênero e raça, buscando a conscientização de mulheres e homens na luta pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, pela autonomia econômica, política e sindical e combate à discriminação da mulher negra no mercado de trabalho".

No total 150 mulheres homens de todos os Estados da Federação participam da II Conferência. “Queremos nos mobilizar na luta em defesa do direito da mulher trabalhadora, conscientes de que precisamos avançar para uma sociedade justa e igualitária”, afirmou Ana Cristina.

Da Redacao