S. Paulo – A eleição contestada por Nuno Coelho (foto), coordenador geral dos Agentes de Pastoral Negros (APN`s), aconteceu no dia 22 de maio passado, na rua Antonio de Godoy, centro de S. Paulo. Os quatro membros do colégio eleitoral presentes anunciaram os nomes, a partir da análise de currículos previamente encaminhados, critério definido pela presidente Elisa Lucas.
Entre os nomes, o mais conhecido é o do ex-presidente da Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB/SP, advogado Marco Antonio Zito Alvarenga, que teve atuação destacada na mobilização em favor da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, em 2007.
Também foi indicada a ex-assessora de Ações Afirmativas de Botucatu, Conceição Aparecida Domingos Vercesi, e José Ricardo dos Santos, ex-coordenador da Igualdade Racial, em Santos.
Preteridos
Entre os preteridos, além de Nuno Coelho – que afirma ter tido cartas de indicação do presidente da Fundação Palmares, Elói Ferreira de Araújo, do Coordenação Nacional de Entidades Negras, do Coletivo de Entidades Negras e do Instituto do Negro Padre Batista -, estão nomes como da chefe da Coordenação do Negro (CONE), da Prefeitura de S. Paulo, Maria Aparecida de Laia, conhecida liderança tucana.
Também foi preterido, Eginaldo Marcos Honório, advogado de Jundiaí, que já fazia parte do Conselho na gestão da Elisa e que não teve o mandato renovado.
“Vou questionar judicialmente a composição desse Conselho. Quem é que entregou todos os documentos. Se têm condições de ser de fato conselheiros, se as atribuições que estão no curriculum vão de encontro ao que o Conselho solicitou”, acrescenta Coelho.
Veja quem são os novos integrantes do Conselho, representando a sociedade civil para o período de 2011/2015.
1 – Conceição Aparecida Domingos Vercesi
2 – Édima de Souza Mattos
3 – Pérola Monteiro dos Santos Quintiliano
4 – Sueli Aparecida Gonçalves
5 – João Bento
6 – Acácio Augusto Tobias Vieira
7 – Vânia Maria da Silva Soares
8 – Maria Aparecida Pinto
9 – Marco Antonio Zito Alvarenga
10-Eduardo Brasil
11- João Mendes dos Santos
12- Maria da Silva Amaral (Kayandewa)
13- Ivan Renato de Lima
14 – Alessandra de Cássia Laurindo
15 – José Ricardo dos Santos
16 – Antonio Andrade da Silva Neto
17 – Marisa da Conceição Peres da Silva
18 – Flávia de Jesus Tanaka
19 – Antonio Antunes de Sá
20 – Aglai Santos Viriato
21 – Eliza Gabriel da Costa
22 – Franklin da Silva Barreto

Da Redacao