S. Paulo – A enfermeira Berenice Kikuchi, presidente da Associação de Anemia Falciforme de S. Paulo, é uma das 9 finalistas do Concurso Empreendedor Social, que se realiza pelo 2º ano no Brasil, promovido pela Fundação Schwab e pelo Jornal Folha de S. Paulo. O Concurso Empreendedor Social tem como objetivo identificar autores de idéias inovadoras que ajudem a comunidade.
O resultado será anunciado no dia 6 de dezembro. O vencedor participará, com todas as despesas pagas, do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), da Cúpula Mundial de Empreendedores Sociais da Schwab e do Fórum Econômico Latino-Americano.
Os outros finalistas do Concurso são: Ana Moser (Instituto Esporte e Educação), André François Júnior (ImageMágica), Auro Danny Lescher (Projeto Quixote), Fábio Bibancos de Rosa (Turma do Bem), Jussara Matsuda (Clínica Cidadã), Marisa Tereza Leal (Coopa-Roca), Patrícia Chalaça (Casa da Criança) e Willy Pessoa (Agência Mandalla).
Berenice, que escreve para a Afropress, é uma das maiores especialistas em Anemia Falciforme no país, doença genética que atinge predominantemente negros, na proporção de 2% a 10% da população.
Com a ajuda de voluntários, ela montou a Associação, que funciona na Zona Leste de S. Paulo, atendendo a cerca de 200 portadores da anemia falciforme. A Associação também dá orientação aos portadores do traço falciforme (assintomático).

Da Redacao