Rio – O maior líder vivo dos negros brasileiros, fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN) nos anos 40, o ex-senador Abdias Nascimento, 93 anos, foi o principal destaque da Escola Porto da Pedra, que abriu o segundo dia de desfile do Grupo Especial nesta segunda-feira (19/02).
A Escola levou para a Marquês da Sapucaí, o enredo “Preto e Branco a cores”, que homenageou a África do Sul e a luta de Nelson Mandela contra o regime de segregação do apartheid. Também Steve Biko, morto sob tortura pelo regime de minoria branca, foi lembrado num destaque.
No carro com Abdias, estavam sua mulher, a historiadora Eliza Larkin Nascimento e personalidades negras como as atrizes Zezé Mota, e Thaís Araújo e o ator Milton Gonçalves. A ministra Matilde Ribeiro, da Seppir, também era esperada, porém, seu nome não foi citado na transmissão da Globo. A Afropress não conseguiu contato com sua assessoria para confirmar sua presença.
Um dos carros alegóricos da Escola, que abriu a segunda noite do desfile do Grupo Especial do Rio, trazia as figuras de um tigre, símbolo da Porto da Pedra, e de um leão, que representou Mandela, mantido preso de 1.962 a 1.990 e eleito presidente da África do Sul, em 1.994. Em 1.993, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz. A embaixadora da África do Sul, Lindiwe Zulu, participou do desfile, representando Mandela.
O Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias, marcou a vida cultural e política ao “colocar em cena”, tanto no âmbito do teatro quanto na sociedade de forma mais ampla, a identidade afro-brasileira, segundo a historiadora Elisa Larkin, no seu livro “O sortilégio da Cor”.
Mais desfile
Além da Porto, desfilaram até o amanhecer desta terça-feira, (20/02), a Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Salgueiro, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis.
No domingo se apresentaram a Estácio de Sá, Império Serrano, Estação Primeira de Mangueira, Unidos do Viradouro, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos de Vila Isabel. A grande surpresa da noite foi a Viradouro, que empolgou a avenida com um enredo criativo sobre o jogo.
O resultado das Escolas do Rio sai nesta quarta-feira.

Da Redacao