Premonições e Eleições
Terminado o evento da inauguração da TV DA GENTE, a emissora comandada pelo empresário José de Paula Neto, o Netinho, no dia 20 de novembro passado, despeço-me do governador Geraldo Alckmin com um aperto de mão e uma afirmativa: “Cuide de expandir seus horizontes políticos pelo Brasil, pois não haverá prévia nenhuma em seu partido para a escolha do candidato a Presidência da República e o seu nome será o ungido para disputar as eleições em outubro”. O governador paulista sorriu, agradeceu e meio incrédulo caminhou para o portão de saída do local. O resultado positivo aí está e as testemunhas da assertiva por mim feita estão vivas para confirmar.
O jogo político para as próximas eleições começou no PSDB com Geraldo Alckmin sendo escolhido como candidato do partido, o primeiro nome confirmado como oposição ao Presidente Lula e o PMDB que poderá ou não ser derrotado na Justiça sendo obrigado a realizar a prévia partidária deverá escolher Anthony Garotinho como seu candidato, contra a vontade do ex-Presidente José Sarney, do collorido boquirroto Renan Calheiros e outros governistas que pretendem ver o partido do Dr. Ulysses a reboque da campanha do atual Presidente da República, mas até que o STF decida quanto a validade da verticalização para o próximo pleito, um pouco de água vai passar por baixo de pontes instaladas sobre rios e igarapés.
*****
Visita Guineense
Circulando pelo Brasil, o ministro da Agricultura e Desenvimento Rural da Guiné-Bissau, Sola M´Quilim Nabitchita, para participar da Conferencia Internacional sobre Reforma Agrária, realizado em Porto Alegre onde teve destacada atuação e para manter em algumas cidades contatos com a classe empresarial brasileira. Aproveitando sua presença em solo gaúcho, visitou em companhia deste colunista o município de São Leopoldo, onde foi recebido pelo prefeito Ary Vaneze e participou de um almoço coordenado por Gilberto Silveira, comandante da Assessoria de Igualdade Racial com a comunidade negra local. No litoral paulista foi recebido na Estância Balneária de Santos, pelo Chefe do Gabinete do Prefeito João Paulo Papa, Luiz Dias Guimarães, por Maria Luiza Justo Nascimento, Assessora de Relações Internacionais da municipalidade e Marcela Garcia Fonseca, cujo encontro foi coordenado pelo Dr. Décio Couto Clemente. Durante sua estada em São Paulo, visitou uma usina de açúcar, concedeu entrevistas no programa “Terra Viva” da Rede Bandeirantes e ao Jornalismo da TV DA GENTE, além de ser homenageado pela Air Mapiá Táxi Aéreo,
*****
Melhor calar
O senador alagoano que não tem educação, respeito e dignidade para ocupar o cargo para o qual foi eleito por seus pares e não sabe o que é a majestade do cargo para presidir a Chefia de um dos Poderes da República, vai ter que engolir sua arrogância, prepotência e a grave ofensa que assacou contra o Poder Judiciário, pois a Suprema Corte do país integrada também por magistrados que compõe o TSE, não deixará barato sua afirmativa de que a Justiça Eleitoral praticou uma idiotice ao definir como válida a verticalização para as próximas eleições, cuja decisão será sem dúvida alguma mantida pelo STF, responsável pela guarda e respeito aos ditames estabelecidos na Constituição da República. O sonho do arrogante e desprezível político alagoano de ser candidato a vice-presidente na chapa do atual Presidente da República,será definitivamente a r q u i v a d o.
*****
Conselho Moratense
No próximo dia 25, a ativista política e uma das lideranças negras do “Tucanafro” grupo de militantes negros do PSDB paulista, assume a Presidência Municipal da Comunidade Negra de Francisco Morato.
*****
Ouvidos aguçados e impunidade
Nada mais salutar do que voar para Brasília saindo de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador ou Curitiba, no período matinal das terças ou quartas-feiras, onde “importantes passageiros” são parlamentares, com os ouvidos atentos nos cochichos das ilustres autoridades, para se ter a certeza absoluta de que cassações de mandatos de deputados por falta de ética e envolvimento com o “valérioduto”, se houver, será de apenas mais um ou dois políticos, pois o forno da pizzaria da Câmara está permanentemente ligado para transformar em pizza os processos a serem votados até o final da temporada.
*****
Trabalhando a Diversidade
No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pelo ONU e que se comemorou no dia 21, durante evento que se realizou por iniciativa da Comissão Intersecretarial de Monitoramento e Gestão da Diversidade da Prefeitura paulistana, que tem como presidente o combativo jornalista Dojival Vieira, foi lançada a Cartilha “Trabalhando a Diversidade na Cidade de São Paulo”.com texto e arte do renomado cartunista internacional Maurício Pestana. O evento foi realizado no Sindicato dos Comerciários.
*****
Tentativa
O racista, quando pego exercendo duas diatribes e que recebe como premiação um processo-crime como prêmio, tenta sempre se redimir para fugir de uma possível condenação, como está tentando Wolf Maia, o artista e diretor global, que sendo processado pelo Movimento Negro por seu odioso ato de racismo contra um profissional negro do Rio de Janeiro, agora quer “ficar de bem” com a raça, ao escolher atores como Lázaro Ramos, Taís Araújo, Milton Gonçalves e outros artistas negros para integrar o elenco de Cobras e Lagartos, a próxima novela das 7 na telinha da vênus platinada.
*****
Marcando Gols
O governador Geraldo Alckmin deverá marcar mais dois tentos junto a comunidade negra, sendo o primeiro a transformação através de Decreto, do Grupo de Repressão e Análise aos Direitos da Intolerância da Secretaria da Segurança Pública em Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.
O segundo será a oficialização do nome da professora de Direito e Ciência e Política da USP, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, para ser a nova Secretária de Justiça e Cidadania, em substituição ao jurista negro Hédio Silva Junior, que deixa o cargo no próximo dia 31 para disputar uma vaga à Câmara Federal, como candidato pelo PFL. Eunice, que como nós iniciou sua militância no movimento negro como diretora da antiga Casa da Cultura Afro-Brasileira nos anos 60, possui experiência como dirigente de órgãos públicos, tendo ocupado a Superintendência do IPREM – Instituto de Previdência do Município e a direção do PROCON/SP e deverá ter sua nomeação confirmada pelo futuro governador Cláudio Lembo.

Antonio Lucio