Senhora Presidente
É necessário que o Brasil tenha uma nova fase não só com a posse da nova Presidente do Supremo Tribunal Federal, mas que o Altíssimo nos dê a oportunidade de no próximo dia 13 – quando o presidente Lula for dar mais um passeio internacional com a viagem programada para a Áustria, leve como seus companheiros deste périplo o presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal – ver empossada na Presidência da República, ainda que seja um simbolismo, mas com significado, a ministra Ellen Gracie.
*****
“Asseguro que é possível conciliar política e ética, política e honra, política e mudança”. Mário Covas, ex-governador de São Paulo.
*****
Racismo ou Discriminação
O Itamaraty, a Presidência da República ou o Embaixador do Brasil, em Londres, até ontem não vieram a público para desmentir a nota da jornalista Renata Lo Prete, da Folha, quando da visita do Presidente à Inglaterra: > “apenas um dos sete ministros que acompanharam Lula a Londres não pernoitou, com o presidente, no Palácio de Buckingham: Gilberto Gil, da Cultura, que foi mandado para um hotel”.
É preciso que se esclareça, foi racismo por que ele é negro ou discriminação por que é baiano?
*****
MT em Pauta
Lideranças negras brasileiras, sob o comando do ex-vereador cuiabano Aurélio Augusto, reuniram-se no Palácio Paiaguás com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, para marcar um posicionamento político em relação ao pleito de outubro próximo, bem como para reivindicar apoio institucional para a realização de um Encontro de Afro-negócios Mato Grosso/Continente Africano, em junho próximo, sob o comando empresarial do Centro Figueiredo de Educação Ciência e Cultura.
*****
Semana da África
O NUPE/UNESP e o Fórum África realizam nos próximos dias 25,26 e 27 na Câmara Municipal de São Paulo, a Semana da África 2006, com extensa programação de atividades culturais, de reflexão e recreativas, com palestras e mesas redondas sobre temas da atualidade africana.
*****
Tucanato Apreensivo
Um grupo de políticos do PSDB paulista vem se mostrando muito preocupado com o deslanche da candidatura de Alckmin a Presidência da República e que ainda pensam poder substituir por José Serra principalmente quando após a cirurgia do ex-prefeito e candidato a governador de São Paulo, alguns maldosos militantes começam a boca pequena lembrar uma história do folclore político do jornalista Sebastião Nery : > “Em 2002, no jantar de aniversário de um radialista amigo em São Paulo, o candidato a presidente, José Serra, pegou pelo braço o deputado e criador da Força Sindical, Luis Antonio Medeiros: _ Medeiros, desta vez vai ficar conosco? _ Não posso, Serra. Sou do PL e o partido deve apoiar o Lula. Pela primeira vez eu vou ficar com o Lua. Na PRÓXIMA, CONTE COMIGO: _ Não haverá a próxima, Medeiros. Será agora ou nunca. Estou com 60 anos (nasceu em 42) e sei que minhas energias e chances são agora. Vi o Montoro acabar o governo gagá, aos 70 anos. Vai ser tudo ou nada, Medeiros. Vou jogar tudo e passar por quem se puser na minha frente. Serra convidou Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco, para vice. Jarbas não aceitou. Serra falou em Itamar, Fernando Henrique reagiu”:
_ E se você morrer, Serra? O Itamar é confiável? Ele assume e vai perseguir até o fim a todos nós, que ficamos vivos.
Eleição com Serra é assim. É uma batalha de vida ou morte.”
*****
Não me deixe só
O jurista Miguel Reale, recentemente falecido em São Paulo, aos 95 anos, sempre foi um homem cumpridor dos seus deveres, obrigações e promessas. Padrinho de batismo de uma criança que na fase adulta deu muito trabalho a sua comadre, pelas peripécias em que se envolvia, forçou a mente e como explica Freud, resolveu que o mesmo aqui não mais permanecesse sem a sua proteção, fazendo com que a morte também o alcançasse no mesmo dia.
DESCANSEM EM PAZ.
*****
É o Brasil
“(…) O time composto pelos melhores quadros políticos do PT foi um desastre político. A roubalheira nocauteou os artilheiros da equipe. (…) Mas Lula está feliz. E tem chanches de se reeleger.” Augusto Nunes, jornalista
*****
Independência
O Consulado da República do Togo, no Rio de Janeiro, sob o comando do empresário João Edvar Gomes dos Santos (África Tours/Stella Importação e Exportação), comemorou com um jantar o 46o. Aniversário da Independência daquele país africano, que contrariando todas as expectativas do mundo futebolístico participa da Copa do Mundo na Alemanha, em junho próximo.
*****
Autênticos e Adesistas
O senador alagoano Renan Calheiros ficou profundamente irritado com a expressão do colega Mão Santa (PMDB-PI), que em discurso no Senado se disse “orgulhoso de ser um autêntico peemedebista de carteirinha, não sendo para-quedista no partido de Ulysses Guimarães”.
*****
Vice definido
O economista Augusto César Benjamin, que enquanto petista foi um dos primeiros a denunciar as maracutaias do ex-primeiro-ministro de Lula, logo após a disputa que o mesmo participou como candidato ao governo de São Paulo, fazendo-o derramar suas lágrimas de crocodilo no ombro de uma das mais proeminentes figuras do PT, será o companheiro de chapa da senadora Heloísa Helena,candidata do PSOL a Presidência da República.
*****
Correspondência: [email protected]

Antonio Lúcio