O Poder do Voto Negro
Começa a ganhar corpo a idéia lançada por lideranças negras durante um Seminário realizado no complexo habitacional paulistano de Cidade Tiradentes, onde cerca de 80% da população é negra, do lançamento de um documento relacionando o nome dos candidatos negros aos cargos proporcionais nas próximas eleições, que estejam compromissados com a defesa permanente de ações afirmativas em benefício da comunidade que devem merecer o apoio e voto dos eleitores, independente de coloração política ou partidária. Dojival Vieira, diretor da Afropress, escreveu um Editorial que pode ser acessado no site novo.afropress.com, que sintetiza bem o pensamento da maioria da comunidade negra, que não pretende mais ficar na platéia observando a falta de compromisso de políticos da nossa raça, com a nossa problemática e a vida política e administrativa do país como um todo.
*****
Igualdade Racial
Brasília será sede nos próximos dias 19, 20 e 21 deste mês de um encontro que discutirá o Pacto pela Igualdade Racial e VI FIPIR/Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade, visando propiciar a troca de experiências entre gestores, militantes, estudiosos e agentes sociais no campo da Igualdade Racial, além de apresentar os resultados da PLANAPIR. O evento que será promovido pela SEPPIR, comandada pela ministra Matilde Ribeiro, será aberto no dia 19, às 15 horas no Palácio do Planalto, tendo como pauta o PLANAPIR, com enfoque para Comunicação e Comunicadores que tratam da temática racial e étnica, bm como reunião com o Grupo de Trabalho incumbido da construção da elaboração da programação do Seminário Nacional de Comunicadores Negros.
*****
Olho Vivo na Urna
Os nobres parlamentares envolvidos com a Máfia dos Sanguessugas, que tiverem a coragem e a cara de pau de disputar a reeleição em outubro, serão identificados nas listas de reprovação por conduta política irregular que já estão sendo elaboradas em vários Estados, pelo codinome de MORCEGÃO. Voto neles, não.
*****
Convenção na Serra
A Convenção Nacional do PSOL, que lançará a candidatura da senadora Heloisa Helena como candidata a Presidente da República, será realizada no próximo dia 24, no Quilombo dos Palmares, referência da mais duradoura luta de resistência da História do Brasil, liderada por Zumbi dos Palmares.
*****
Personalidades Negras
A Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras/RS, com o patrocínio do Ministério da Cultura – Fundação Cultural Palmares e o apoio da Secretaria da Educação do Governo do Estado, está recebendo até o próximo dia 30 deste mês, as inscrições para o concurso de redação sobre Personalidades Negras do Rio Grande do Sul. O concurso destinado a alunos de escolas públicas e privadas podendo participar alunos de 5a. a 8a. série do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Maiores informações, no horário de 14às 17 horas pelo telefone: (0XX-51) 3286.8482. E.mail: [email protected]@org.br.
*****
África I, II, III Zzzzzzz…
O ministério das Relações Exteriores, não disponibiliza informações de interesse público sobre os países integrantes da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e muito menos a celebração de acordos importantes entre os países membros, como o efetuado entre Angola e Moçambique, sobre o combate ao crime transnacional que inclui uma cláusula de extradição, documentos já rubricados no âmbito da CPLP integrada por Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.
****
Sem Chance
Enéas Carneiro, o parlamentar que na esteira de 1.500.000 votos obtidos nas eleições de 2002 como “representante” de São Paulo, não deixou de ingressar pomposamente no Baixo Clero da Câmara dos Deputados, desistiu de mais uma vez tentar ser candidato a Presidente da República.
*****
Jornalista e Fonte
Para os insensatos e desconhecedores dos princípios que regem o jornalismo, principalmente junto a nossa comunidade, um pouco do ensinamento do mestre Silvestre Gorgulho: > Nem todo leitor é jornalista, mas garanto que muitos leitores já foram, são ou serão fontes para algum jornalista. Mais: quase todos são ávidos por informação e são leitores de jornais. Então este é um tema importante e que deve interessar, de certa forma, a todo mundo.
O que é uma fonte jornalística? É justamente onde nasce a informação. Uma fonte pode ser qualquer pessoa, documento, livro, organização ou entidade que produz uma informação e a repassa ao jornalista para que seja feita ou para que seja aprimorada uma notícia.
O jornalista tem vários objetivos ao procurar uma fonte: ele busca informes seguros para checar uma informação, busca dados para credenciar seu trabalho e busca detalhes para qualificar suas matérias.(…).
*****
No Index
Com ou sem “amansa pelego” o presidente Luis Inácio Lula da Silva, se as eleições fossem hoje, teria 59% da intenção de voto entre a população negra, contra 26% de Geraldo Alckmin, segundo o IBOPE.
*****
Biblioteca
A AEPIR (Assessoria Especial da Promoção da Igualdade Racial) da Prefeitura da morada do Sol que é a cidade paulista de Araraquara, dirigida por Washington Lucio de Andrade, com o Centro de Referencia Afro e em parceria com o NUPE (Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão) inauguraram a primeira Biblioteca Afro do Estado de São Paulo, denominada Kebenguele Munanga e que na solenidade de inauguração contou com a presença do professor africano que é vice-diretor do Centro de Estudos Africanos e do Museu
Contemporâneo da USP-São Paulo.
*****
Não Levaram
A bancada paulista na Câmara dos Deputados integrada por 70 parlamentares teve exatamente 20 dos seus membros que deixaram de perceber os vencimentos durante o período de Convocação Extraordinário do início do ano. Antonio Carlos Mendes Thame, Arnaldo Faria de Sá, Carlos Sampaio, Dimas Ramalho, Iara Bernardi, Luiz Antonio Fleury Filho, Luiza Erundina, Michel Temer, Roberto Gouveia, Zulaiê Cobra, Luiz Carlos Santos, Cláudio Magrão, Ivan Valente, João Hermann, Julio Semeghini, Luciano Zica, Marcelo Ortiz, Mariângela Duarte, Ricardo Izar, Telma de Souza e Vicentinho da CUT, foram os deputados que deixaram o dinheiro de lado ou doaram a instituições beneficentes.

Antonio Lucio