S. Paulo – Levar ao público que já acessa a internet temas como o que é preconceito, discriminação, onde se criam e se originam esses conceitos e qual a influência que exercem, bem como as consequências do racismo no dia a dia das pessoas, é a proposta do curso livre Direito e Discriminação Racial, que faz parte da grade do EM Aulas, site lançado no último fim de semana em S. Paulo.

A exposição sobre esses conceitos e um mergulho na história do Brasil – o último país do mundo a abolir a escravidão – é feito pelo jornalista, editor de Afropress, advogado Dojival Vieira, convidado pelo idealizador do EM Aulas, Evandro De Marco para falar do tema. O curso se destina a profissionais e estudantes nas áreas de Direito, Jornalismo, Sociologia, História, Pedagogia, ativistas e pesquisadores e o método utilizado é o que o jornalista chama da "linguagem que, sem perder conteúdo, possa ser entendida por todo mundo, longe do discurso empolado da academia”.

De Marco (foto 1) disse que decidiu incluir Direito e Discriminação Racial na grade porque “esse é um assunto polêmico e ainda pouco discutido no Brasil". “Não existem muitos especialistas neste ramo do Direito e o EM Aulas traz um conteúdo bem completo, transmitido pelo Dojival Vieira, que é um grande conhecedor do tema”, afirmou.

O EM Aulas (http://www.emaulas.com.br) fará chegar ao público com acesso a Internet vídeo-aulas de interesse dos mais variados segmentos a preços (veja os pacotes no site). A aquisição pode ser feita de qualquer lugar do Brasil por cartão de crédito.

Nomes de peso

De Marco, jornalista com larga experiência, procurou reunir um time de expositores com nomes de expressão no mundo da música, dos esportes e do jornalismo. Entre eles, estão Andreas Kisser, um dos líderes da banda Sepultura, Dedé Paraizo, integrante do Grupo Demônios da Garoa, Román, do grupo Tihuana, e Bruno Ladislau, da banda do cantor André Matos.

O ex-jogador do Corinthians, entre outros grandes clubes, e comentarista da Band, José Ferreira Neto, é uma das estrelas do curso e ensinará as técnicas e os fundamentos do futebol. O zagueiro Edmilson, pentacampeão pela Seleção brasileira em 2002 é outro destaque do Em Aulas.

Também fazem parte do elenco de expositores nomes de expressão do jornalismo esportivo como Frank Fortes, do Programa Na Geral, da Rádio Bandeirantes, e Sérgio Gabriel, da TV Bandeirantes, que vai ensinar o dia-a-dia de um correspondente internacional.

O próprio De Marco, que é editor do Programa “Donos da Bola”, da mesma emissora será o responsável pelas vídeo-aulas sobre Jornalismo Policial e Reportagem em TV. Segundo ele, a proposta do EM Aulas “é oferecer sempre um conteúdo de qualidade por alguém que domine o assunto”.

Leia, na íntegra, a entrevista com o criador do site EM Aulas.

Afropress – Evandro, o que é o EM Aulas, como surgiu e como as pessoas podem acessar ao produto, no caso das palestras, que estão sendo oferecidas?

Evandro De Marco – O EM Aulas é um site que disponibiliza vídeo-aulas dos mais variados segmentos. O grande diferencial é que, as pessoas que ministram essas videoaulas são pessoas geralmente conhecidas e com total domínio do tema abordado. No EM Aulas, quem ensina as músicas do Demônios da Garoa é o próprio Dedé Paraizo (foto 3), integrante do grupo. Quem gosta de rock mais pesado vai adorar aprender a tocar uma música do Sepultura com o próprio Andreas Kisser (foto 2), um dos líderes da banda.

No jornalismo contamos com Frank Fortes, repórter esportivo da Rádio Bandeirantes, que mostra um passo-a-passo para reportagem de esportes nesse tipo de veículo e o Sérgio Gabriel, da TV Bandeirantes, que ensina como é a vida e o trabalho de um correspondente internacional. O internauta pode ainda aprender várias técnicas com o Edmilson, zagueiro pentacampeão com a Seleção brasileira, e saber como bater falta com o Neto, um dos maiores especialistas nisso. Na área de Direito temos o Dojival Vieira, um especialista nas questões raciais e que ministra Direito e Discriminação Racial. Tem isso e muito mais.  

O EM Aulas surgiu da minha cabeça e eu apresentei a ideia para o Enderson Moderno, que sabe muito desta área de tecnologia. Juntos fomos formatando o produto por cerca de um ano. Nesse período, conseguimos a colaboração de muita gente e trouxemos várias pessoas para ministrarem cursos realmente interessantes e de qualidade.

A pessoa pode acessar o EM Aulas pelo computador convencional, tablet, celular, enfim, de onde estiver, o internauta pode assistir nosso conteúdo. A compra é feita por um sistema específico para internet, o mais usado e mais confiável. Por trinta dias, nosso cliente pode assistir aos vídeos quantas vezes quiser além de ter acesso a apostilas e outros materiais.

Os interessados em levar algum colaborador do EM Aulas para participarem de workshops e palestras podem nos contatar que a gente viabiliza também esta modalidade. Em breve, poderemos também transmitir ao vivo para todo o mundo esses workshops e palestras também via internet. Essa é exatamente nossa segunda etapa. No momento estamos desenvolvendo aplicativos para smartphone e, na sequência, a gente parte para essa outra forma de transmissão. 

Afropress –  Quais os temas que estão sendo abordados nas vídeo-aulas?

Evandro – No início, temos Música, Jornalismo, Direito e Futebol. Música e Direito são mercados que já existem, Futebol e Jornalismo acredito que é algo a ser desenvolvido ainda. Já estamos produzindo em outras áreas também e, em breve, vamos ampliar nossa grade e, consequentemente, nossa área de atuação.

Afropress – Por que você achou interessante incluir a discussão do Direito e a Discriminação Racial?

Evandro – Esse é um tema polêmico e pouco discutido no Brasil. Não existem muitos especialistas neste ramo do Direito e o EM Aulas traz um conteúdo bem completo transmitido por um dos principais representantes dessa área, que é o Dojival Vieira. Segundo ele, estava difícil atender o grande número de convites para palestras e, essa videoaula é uma forma de atender a demanda. Logo poderemos transmitir as palestras dele via internet otimizando o tempo com deslocamento e até barateando os custos para que o contrata.  

Afropress – Quais outros temas relacionados a cultura discriminatória que atinge, em especial, a população negra brasileira em outras vídeo-aulas?

Evandro – Em breve o próprio Dojival Vieira irá trazer novos temas. Sempre usando sua experiência e a história do Brasil como pano de fundo. A próxima deverá retratar o negro no futebol, mas tem mais coisa por vir.

Afropress – Fale um pouco da sua trajetória profissional 

Evandro – Sou formado em Jornalismo. Atualmente sou editor do programa "Donos da Bola", da TV Bandeirantes, onde também faço a locução de matérias. Meu início foi no jornalismo policial. Trabalhei de madrugada na própria Band e no jornal Diário do Grande ABC o que me deu uma experiência profissional enriquecedora para formatar dois cursos que ministro: Jornalismo Policial e Reportagem em TV. Esse conteúdo agora está disponível em forma de videoaulas e que podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo. É algo realmente gratificante e de um tamanho sem limites.

Afropress – Faça as considerações que julgar pertinentes.

Evandro – Fica aqui o convite para que todos visitem o EM Aulas e confiram de perto nosso conteúdo. Queremos saber o que nossos clientes acham do nosso direcionamento, o que está bom e aquilo que não está tão satisfatório assim. Sugestões de áreas e temas, além de indicações de palestrantes, também são muito bem vindas. No mais, muito obrigado a Afropress por esse espaço para que a gente conte um pouco sobre o EM Aulas.

 


 

 

Da Redação