Washington/EUA – Os norte-americanos celebram nesta segunda-feira (16/01) – a terceira de janeiro – o Martin Luther King Day, que é o feriado nacional para lembrar o nome de um dos principais líderes do Movimento dos Direitos Civis e Prêmio Nobel da Paz, o pastor batista Martin Luther King.
O Centro “Martin Luther King Jr. for Non-Violent Social Change (Centro Social Martin Luther King para a mudança social por meios não violentos, na tradução livre em inglês), que tem sede em Atlanta, divulgará mais de 200 mil documentos ligados ao trabalho do líder, segundo a rede de TV CNN.
Quem quiser, a partir de hoje, por exemplo, poderá ler o famoso discurso “I Have a Dream”, por meio da Internet, no documento original.
Feriado Nacional
O Dia de Martin Luther King é feriado nacional desde 1.983, sendo celebrado na terceira segunda feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King. É um dos três feriados nacionais em comemoração a uma pessoa.
Martin Luther King nasceu na cidade de Atlanta, na Geórgia, em 15 de janeiro de 1.929 e foi assassinado em Menphis, no Tennessee, em 1.968. King era filiado ao Partido Republicano e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1.964, aos 35 anos, tornando-se a pessoa mais jovem a receber o Nobel.
Veja o discurso feito por Martin Luther King, I Have a Dream, no dia 28 de agosto de 1.963

Da Redacao