S. Paulo – Acontece nesta quinta-feira (25/07), na Imã Foto Galeria, da Vila Madalena, uma roda de conversa sobre o tema “Pensando a Fotografia: Argélia, Brasil e Nova York” com o fotógrafo e cineasta digital norte-americano, Charles Martin, o Chuck. Ele falará sobre o seu mais recente livro de fotografia que tem Argel, a capital da Argélia, intitulado “Because of Argiers (Porquês da Argélia, na tradução livre para o Português), como tema.

Chuck como é conhecido, também falará sobre sua experiência registrando imagens em diferentes partes do mundo, e de suas publicações anteriores –  Ferryboat (2000) e “Home & Away (1.998).

Quem é

Professor associado de Literatura Comparada no Queens College, instituição ligada a City University of New York, seu trabalho dedicado ao universo da fotografia e das artes, foi destacado em diferentes publicações norte-americanas The New York Times e a revista Art News.

Ambas as publicações recomendaram aos seus leitores uma atenção especial ao trabalho fotográfico de Chuck. "Trata-se de uma visão impressionante da vida cotidiana, mas sem ser previsível”, comentou Judith Wilson, crítica de arte estadunidense dedicada à observação do universo artístico afro-americano.

Em fotografias que combinam espaço profundo, reflexos e sombras, Chuck Martin retrata uma paisagem dinâmica metropolitana de cruzamento de fluídos através da vida contemporânea.

Há cerca de três meses ele concedeu entrevista ao correspondente voluntário de Afropress, em Nova York, Edson Cadette. A entrevista pode ser encontrada no Banco de Vídeos do site.

Seu trabalho é parte integrante de importantes museus e coleções artísticas (públicas e privadas) norte-americanas, incluindo o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque; o Centro de Fotografia de Woodstock; a Walter Heun Collection (administrado pela Leica Camera Inc.); Zimmerli Art Museum I Rutgers (ligado a Universidade Estadual de Nova Jersey); Mott-Warsh Collection, Keyspan e Marriott Hotels.

Suas exposições já passaram por espaços como o Museu de Arte do Brooklyn, Smithsonian Institution e Anacostia Museum, em Washington; Galeria Cinque, em Nova Iorque; Musée de la Halle St. Pierre, em Paris; Odéon Foto-Vídeo, em Paris; June Kelly Gallery, em Nova Iorque; 4th Street Photo Gallery, em Nova Iorque, entre outros espaços. Sua mais recente exposição individual aconteceu no June Kelly Gallery, em Manhattan, no ano passado.

A Roda de Conversa começa às 20h e irá até as 22h, e a Imã Foto Galeria fica na Rua Fradique Coutinho, 1239 – Vila Madalena.

Da Redação