Manhattan, Nova York – O Espaço Cultural Raw Space (Espaço Cru, na tradução livre para o português), localizado no coração do bairro do Harlem, na esquina da Rua 121 com a Adam Clayton Powell Boulevard, no lado Oeste da cidade, ficou pequeno na noite desta quarta-feira (22/04), para o première do excelente documentário Nosostros Afroperuanos, dirigido pela produtora de TV brasileira, Gabriela Watson.

O documentário resgata uma estória certamente pouco conhecida fora da pequena comunidade afroperuana. Entrevistando intelectuais e ativistas de várias áreas, Watson, que é filha de pais peruanos, nos mostra como o racismo se manifesta e é encarado naquele país. Assim como até há pouco no Brasil, os afroperuanos ainda sofrem um racismo sutil, muitas vezes difícil de detectar.

O trabalho incansável da ativista Mônica Carrillo, que o documentário mostra, expõe, como especialmente na mídia, os afroperuanos, que representam de 7% a 10% da população, continuam a ser tratados por meio de estereótipos.

Depois da apresentação, Gabriela – que é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Fundação Cásper Líbbero e é produtora da TV Gazeta de S. Paulo – permaneceu por quase 90 minutos respondendo a perguntas de uma platéia engajada e ávida por informações. Watson colocou os holofotes por meio de sua visão em um tema que, certamente, repercutirá na mídia norte-americana e que precisa ser melhor conhecido e explorado, inclusive, por nós brasileiros. (Veja o trailler do documentário em TV Afropress).

Neste sábado (25/05), a apresentação do "Nosotros" acontecerá em Washington. No domingo (26/05), Gabriela retorna ao Brasil.

Edson Cadette