Goiânia/GO – Mais de 500 delegados (as) participaram da III Conferência de Igualdade Racial que teve como tema “Por uma Goiânia Sustentável e sem racismo”, realizada na última sexta-feira e sábado (respectivamente 09 e 10/08) na PUC – GO.

A Conferência, presidida pela Secretária de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Ana Rita Marcelo de Castro, foi antecedida por 149 pré-conferências que movimentaram a cidade, envolvendo mais de 5 mil pessoas, segundo os organizadores. As propostas dos 58 delegados, que foram divididos em grupos de trabalhos, serão encaminhadas a Conferência da Igualdade Racial do Estado de Goiás, que acontece nos dias 28, 29 e 30 deste mês.

A Secretaria de Comunidades Tradicionais da SEPPIR do Governo Federal, Silvany Euclênio, fez a palestra de abertura e representou a ministra de Igualdade Racial, Luiza Bairros, na solenidade. Silvany também fez exposição para o Grupo de Trabalho sobre Comunidades Tradicionais.

Os dois dias de Conferência foram marcados por intenso diálogo entre diferentes segmentos do movimento social e representantes dos órgãos municipais, em torno de questões comuns relacionadas ao tema do racismo e do combate a desigualdade racial.

Os sub-temas em debate foram: Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Urbano, Educação, Saúde, Diversidade Cultural, Direitos Humanos e Segurança Pública ,Comunidades Tradicionais, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Social e Juventude.

No total serão levadas 80 propostas, sendo 10 dentro de cada tema, para a Conferência Estadual.  Uma das propostas dessa III Conferência é a elaboração do I Plano de Igualdade Racial do Município de Goiânia que será o norte para os programas e ações de implementação das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, transversalizadas em todas as áreas da gestão municipal.
 

Da Redacao