S. Paulo – Com um repertório que inclui clássicos dda soul music, uma jovem cantora negra que não se intimida em fazer a releitura dos grandes clássicos desse estilo e que também se sente à vontade para cantar de Aretha Franklin a Amy Winehouse, e as grandes composições do funk groove e do blues, começa a aparecer com força na noite de S. Paulo.

É Heloisa Lucas, que à frente da banda Heloisa Lucas & Quarteto Groove, se apresenta neste sábado (31/05), na Pizzaria Tizziano, na Aclimação, em S. Paulo. Entre os clássicos do repertório estão também composições de Steve Woonder, The Commodors e músicas mais conhecidas da novas gerações como os hits do Living Colour.

Heloisa diz que começou a cantar aos 13 anos, em Barretos, onde nasceu, primeiro em casa para os amigos mais próximos e família. Ela é filha da professora Elisa Lucas, ex-presidente do Conselho Estadual de Participação da Comunidade Negra de S. Paulo e atual chefe da Coordenação de Políticas para as Populações Negra e Indígena da Secretaria da Justiça.

Carreira

A partir de 2007 começou a se apresentar em saraus na Faculdade de Letras da Universidade Estadual Paulista (UNIP) de Barretos, onde começou a chamar a atenção pelo timbre e qualidade da voz e pela personalidade no palco.

Ela se defina como uma cantora versátil e nova expressão da música negra jovem. “Me dou bem com o soul, com o rock, com o blues, com a Era Disco. Sou versátil nesse gênero, podendo atingir notas altas, como fazer um grave de Etta James, por exemplo”, afirma.

No plano internacional Heloisa, que diz já ter optado pela música como carreira, conta que suas referências são Etta James, Whitney Houston e Mariah Carey. No Brasil é fã incondicional de Tim Maia, a quem considera “um verdadeiro Rei, o primeiro a cantar o estilo soul americano no Brasil”, e também admira Edd Motta, além de Elis Regina.

Também confessa ser fã das “Meninas do Serginho”, o coral de mulheres formado por Vera Figueiredo (baterista e band leader), Daniela Spielmann, Guta Menezes, Gê Mineira e Ilca Leanza.

A Banda Heloisa Lucas & Quarteto Groove é formada pela própria Heloisa, no vocal, Rodrigo Veinert, no baixo, Jr. Breed, na bateria, Chico Neto na guitarra e Daniel Carvalho no saxofone. Quem quiser conhecer a nova promessa da música negra paulistana e brasileira, a apresentação começa a partir das 20h30. A Pizzaria Tizziano fica na Rua Apeninos, 398, bairro da Aclimação.

Da Redação