Gordon Parks (1912-2006) foi um grande homem. Através de suas fotos, seus poemas, seus livros e seus filmes a história do cidadão afro-americano jamais será esquecida.
Filho mais jovem de uma turma de quinze, nascido no Estado do Kansas, ao perder sua mãe ainda pequeno, mudou-se para o Estado de Minnesota para viver com sua irmã mais velha. Aos 25 anos descobriu a fotografia e, depois de comprar sua primeira câmera fotográfica em uma loja em Chicago, começou a trabalhar como fotógrafo de moda e personalidades.
Ele foi o primeiro fotógrafo negro da famosa revista LIFE, onde trabalhou por 20 anos. Foi durante este período que fez um livro de fotografias do menino brasileiro chamado Flávio. Após a publicação deste livro Flávio e sua família receberam inúmeras doações e puderam comprar sua casa própria.
Parks também dirigiu um filme muito importante nos anos 70 chamado SHAFT que deu inicio a fase do BLACKXPLOITATION , filmes de baixo orçamento tendo como público alvo os afro-americanos das cidades.
Sua maneira elegante de vestir-se e sua maneira eloqüente de falar foram sua marca registrada. Em uma cultura que exalta cada vez mais valores filisteus o senhor Gordon Parks certamente fará muita falta.
Um Café Elegante – A palavra nas ruas do Harlem é o The Harlem Tea Room localizado no lado Leste do Harlem na esquina da Rua 118 com a avenida Madison. A maneira mais fácil de chegar até este oásis é pegar o trem da Linha Verde local no sentido Uptown até a parada 116. Caminhe sentido Oeste na Rua 116 até a Avenida Madison e vire a direita ate a Rua 118.
O Café serve sanduíches, sopas, saladas, bolos, cafés, chás, etc. E o atendimento é de primeiríssima qualidade. Se você tiver sorte poderá até apreciar jazz ao vivo ou ainda ouvir poetas amadores lendo seus poemas. Quando estiver em Nova York não deixe de visitar este excelente e aconchegante café no coração do Harlem.
Serviço: The Harlem Tea Room
1793A Madison Avenue (NE Corner of 118th Street)
Tel: 212-348-3471 Fax:212-348-3967

www.harlemtearoom.com

Edson Cadette