Catanduva – A campanha lançada pelo Movimento Brasil Afirmativo pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial está mobilizando lideranças negras e anti-racistas de Catanduva, cidade de cerca de 107 mil habitantes, situada a 394 km de S. Paulo. Só na primeira semana de mobilização foram coletadas mais de mil assinaturas.
Postos de coleta foram montados na praça principal da cidade nos dias 19 e 26 do mês passado, em que centenas de pessoas pararam para assinar o Abaixo-Assinado. “Foi um momento muito rico, pela interação com a população, debate e conscientização”, conta Regina Aparecida Silva Nascimento, vice-coordenadora da Pastoral Afro-Brasileira de Catanduva. A mobilização também teve cobertura da imprensa local.
Sob a liderança da Pastoral, ativistas estiveram nas celebrações das missas na Paróquia Imaculada Conceição e nas comunidades Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora Desatadora de Nós. “Fomos muito bem recebidos e coletamos centenas de assinaturas”, afirmou, destacando posição dos párocos Padres Osvaldo de Oliveira Rosa e Edson Pretti, que apoiaram a iniciativa.
Segundo Regina, outras paróquias serão visitadas nas próximas semanas e em algumas escolas a direção autorizou a coleta entre professores, funcionários e alunos do Ensino Médio. “Outros segmentos como lojas, firmas, agências, Igrejas Evangélicas também querem nos ajudar. Por tudo isso, achamos que o nosso objetivo será atingido. Quisera que toda a sociedade brasileira compreenda a quem interessa a não aprovação do Estatuto da Igualdade Racial. Vamos em frente, com garra, fé e consciência”, concluiu.

Da Redacao